AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DO MULTIVERSO MARVEL NA FORMAÇÃO DE JOVENS LEITORES
Abstract
Neste trabalho, buscamos analisar como os Multiversos da Marvel Comics podem figurar como importantes fontes de conhecimento histórico e instrumentos de incentivo à leitura. As HQs constituem um produto artístico, pois carregam consigo o peso da imagem, que influencia tanto na popularidade das publicações como no que é produzido em termos de discurso. Ao laçar mão de uma série de técnicas próprias desenvolvidas para passar as informações para o leitor da forma mais inteligível possível, as HQs lidam com valores humanos universais, trabalhando noções importantes como tempo, espaço, dinâmica e sentimentos como a raiva, o amor, o tédio, entre outros. Buscamos demonstrar como o estudo da arte sequencial pode subsidiar ricas discussões sobre indícios sociais e que dizem respeito ao contexto social que estamos vivendo, bem como importantes aspectos sociais, a partir de uma perspectiva histórica. Se quisermos compreender as HQs e a sua importância como produto mass media, devemos percebê-las em relação às amplas transformações sociais que moldaram o mundo moderno. Dessa forma, o presente projeto tem como proposta analisar um fenômeno de mídia popular, levando em conta o contexto social e político no qual está inserido.
Palavras-chave: Multiverso, Histórias em Quadrinhos, Jovens Leitores.
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