O CAP VAI À SBPC DESPERTANDO VOCAÇÕES PARA A PESQUISA CIENTÍFICA

Autores

  • Reginâmio Bonifácio de Lima Universidade Federal do Acre
  • Arivaldo D’Avila de Oliveira Universidade Federal do Acre
  • Luciana Pereira Ogando Universidade Federal do Acre

Resumo

O presente relato de experiência tem como referência as atividades de extensão do Projeto O CAp vai à SBPC, desenvolvidas por Professores do Colégio de Aplicação no sentido de mobilizar a comunidade escolar para o evento da SBPC Jovem e Mirim 2014. A proposta teve como objetivo preparar os alunos do CAp para a pesquisa científica, despertando vocações para atuar na Ciência e Tecnologia. O público-alvo do Curso foi também composto por professores da rede pública de ensino, junto aos quais se buscou fomentar a atualização técnica e metodológica para a produção dos trabalhos que seriam apresentados na SBPC Jovem. Dentre os resultados do Projeto, foi possível compartilhar práticas educacionais gestadas no CAp/Ufac com outras escolas do sistema público de ensino, bem como desenvolver experiências pedagógicas,nos Ensinos Fundamental e Médio, capazes de despertar nossos jovens e adolescentes para a iniciação científica. 

Biografia do Autor

Reginâmio Bonifácio de Lima, Universidade Federal do Acre

Professo EBTT de História no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre. Coordenador do Grupo de Pesquisa Sobre Terras e Gentes. Licenciado em História pela Ufac, Bacharel em Teologia pela FATEBOV, Especialista em Cultura, Natureza e Movimentos Sociais na Amazônia pela Ufac, Especialista em Ciências da Religião pela Faculdade Fênix, Mestre em Letras: linguagem e identidade pela Ufac, Mestre em Teologia pela Fatebom, e, Doutor Livre em Teologia pela Fatebom.

Arivaldo D’Avila de Oliveira, Universidade Federal do Acre

Professor EBTT de Geografia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre.

Luciana Pereira Ogando, Universidade Federal do Acre

Professora EBTT de Inglês no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre.

Referências

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação.Edição ampliada. 14ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.

Downloads

Publicado

2014-12-10

Como Citar

Lima, R. B. de, Oliveira, A. D. de, & Ogando, L. P. (2014). O CAP VAI À SBPC DESPERTANDO VOCAÇÕES PARA A PESQUISA CIENTÍFICA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/108

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>