GOOGLE MAPS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO DA GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO COM OS ALUNOS DO 6ºANO DO ENSINO O FUNDAMENTAL DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO-CAP/UFAC

Autores

  • Helen Helene Nascimento de Lima Universidade Federal do Acre- UFAC
  • Arivaldo D’Avila de Oliveira
  • Anderson Azevedo Mesquita

Resumo

Este artigo aborda as experiências que os bolsistas do Programa Institucional de Incentivo a Bolsista a Docência – PIBID/UFAC obtiveram no decorrer da elaboração e execução do conteúdo que vem a serem as tecnologias no ensino da geografia: Google Maps, tendo como base a cartografia, em que foi feito à leitura do conteúdo a ser ministrado, e as discussões  bem como a produção e execução do projeto dentro da cartografia, para os alunos do 6º ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação-CAp, tendo como ministrantes os mesmo.

Biografia do Autor

Helen Helene Nascimento de Lima, Universidade Federal do Acre- UFAC

Graduanda em Geografia-Licenciatura Plena. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa Iniciação á Docência-PIBID. Universidade Federal do Acre-UFAC.

Arivaldo D’Avila de Oliveira

Graduado em Geografia, especialista em Metodologia do Ensino da Geografia, Mestrando em Desenvolvimento Regional 

Anderson Azevedo Mesquita

Graduado em Geografia, Mestrando em Desenvolvimento Regional 

Referências

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano - Porto Alegre: Mediação, 2002.

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências Humanas e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2006. 133 p., v. 3.

CAVALCANTI. Lana de Souza. A Geografia e a Realidade Escolar Contemporânea: Avanços, Caminhos, Alternativos. 2010 p.01 e 09, Universidade Federal de Goiás.

LACOSTE. Yves. Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas, SP: Papirus, 1988.

Downloads

Publicado

2014-12-10

Como Citar

Nascimento de Lima, H. H., Oliveira, A. D. de, & Mesquita, A. A. (2014). GOOGLE MAPS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO DA GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO COM OS ALUNOS DO 6ºANO DO ENSINO O FUNDAMENTAL DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO-CAP/UFAC. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/75

Edição

Seção

Relatos de Experiência