AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO COMO INSTRUMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NO ENSINO DA GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM BOLSISTAS PIBID NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO-UFAC

Autores

  • arivaldo D'Avila de Oliveira Universidade Federal do Acre
  • Anderson Azevedo Mesquita

Resumo

A maioria dos alunos não demonstra interesse em aprender Geografia. São diversos os mecanismos que podem ser usados nesse processo, os quais são importantes meios para dinamizar e alcançar objetivos satisfatórios. Esse trabalho é o resultado de uma aula didática ministrada pelos bolsistas do PIBID do curso de Geografia juntamente com os alunos com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFAC. Tem por objetivo proporcionar aos alunos maiores conhecimentos acerca do ensino de Geografia na área da cartografia. Os temas discutidos referem-se aos aplicativos Google Earth, Google Maps, Mapas Digitais, Bússola e o Sistema de Posicionamento Global (GPS). Ao término dessa atividade, pode-se observar que os alunos demonstraram bastante conhecimento e interação sobre cada tema ministrado devido à grande familiaridade que possuem com as TI’s.

Biografia do Autor

arivaldo D'Avila de Oliveira, Universidade Federal do Acre

Graduado em Geografia (UFAC). Especialista em Metodologia do Ensino da Geografia (UFAC). Mestrando em Desenvolvimento Regional (UFAC)

Anderson Azevedo Mesquita

Graduado em Geografia (UFAC). Mestrando em Desenvolvimento Regional (UFAC)

Referências

LIBÂNEO, José Carlos. Docência Universitária: formação do pensamento teórico científico e atuação nos motivos dos alunos. In: D’AVILA, Cristina. Ser professor na contemporaneidade: desafios, ludicidade e protagonismo. Curitiba: CRV, 2009.

BORTOLOZZI, A; PEREZ FILHO A. Diagnóstico da educação ambiental no ensino de geografia. Cadernos de Pesquisa, n. 109, p. 145-171, mar. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n109/n109a07.pdf.

GARCÍA PÉREZ, Francisco F.; ALBA FERNÁNDEZ, Nicolás de. ¿Puede la escuela del siglo XXI educar a los ciudadanos y ciudadanas del siglo XXI? In: COLOQUIO INTERNACIONAL DE GEOCRÍTICA, 10., 2008, Universidad de Barcelona. Anais eletrônicos… Universidad de Barcelona, 2008. Disponível em: http://www.ub.es/geocrit/-xcol/394.htm.

PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (Brasil). Guia de livros didáticos: Geografia. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2009.

SUERTEGARAY, D. M. A. Geografia física (?) ou geografia e ambiente(?); In: MENDONÇA, Francisco; KOZEL, Salete. Elementos da epistemologia da Geografia contemporânea. Curitiba: Ed. da UFPR, 2002.

CALLAI, Helena C. Estudar o Lugar para compreender o Mundo. In: Antonio Carlos Castrogiovanni; Helena Copetti Callai; Nestor Andre Karecher (Org.). Ensino de Geografia - práticas e textualizações no cotidiano. 5 ed. Porto Alegre: Mediação, 2006.

______. O Estudo do Lugar e a Pesquisa como princípio da Aprendizagem. Espaços da Escola, Ijuí, n. 47, jan/mar. 2003.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib. Processos de ensinar e aprender: lugares e culturas no campo da Geografia. In: TRAVERSINI, Clarice e outros. Trajetória e processos de ensinar e aprender: práticas e didáticas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. Livro 2.

MORIM, Edgar e LE MOIGNE, Jean-Louis. A inteligência da complexidade. São Paulo: Peirópolis, 2000.

PRADO, M. E. B. B. O uso do computador na formação do professor: um enfoque reflexivo da prática pedagógica. MEC/PROINFO, (Coleção Informática para mudança na Educação). 1999.

Downloads

Publicado

2014-12-10

Como Citar

Oliveira, arivaldo D. de, & Mesquita, A. A. (2014). AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO COMO INSTRUMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NO ENSINO DA GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM BOLSISTAS PIBID NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO-UFAC. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/79

Edição

Seção

Relatos de Experiência