A CONCEPÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO SOBRE MEIO AMBIENTE: UMA BREVE ANÁLISE

Autores

  • ALBANICE DE SOUZA RAMOS Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Campus Vale do Rio Madeira, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM),
  • EULINA MARIA LEITE NOGUEIRA Docente do PPGCH/IEAA/UFAM
  • Renato Abreu Lima Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais.

Palavras-chave:

Cidadania. Movimentos Sociais. Educação Ambiental.

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar os avanços e desafios enfrentados pelas escolas do campo e suas contribuições para a formação de cidadãos responsáveis com o meio ambiente por meio de um levantamento bibliográfico. O levantamento de dados foi realizado em bases de dados entre 1999 a 2020, em português e/ou inglês, utilizando os descritores Educação, Movimentos sociais, formação de professores, cidadania e educação ambiental. Verificou-se a educação torna-se um elemento fundamental na construção social do ser humano, além disso, contribui para a promoção de ações de conscientização e de preservação do meio em que se vive.

Biografia do Autor

Renato Abreu Lima, Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais.

Biólogo, Pós-Graduado em Gestão Ambiental, Mestre em Meio Ambiente e Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela UFAM.

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Publicado

2021-06-27

Como Citar

DE SOUZA RAMOS, A. ., LEITE NOGUEIRA, E. M., & Lima, R. A. (2021). A CONCEPÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO SOBRE MEIO AMBIENTE: UMA BREVE ANÁLISE. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 388–405. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3448

Edição

Seção

Ciências Humanas

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