Demanda Contínua
v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: CAMPO EPISTEMOLÓGICO, FORMATIVO E DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS E PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
Universidade Federal do Acre/CAP
Universidade Federal do Acre
Resumo
Esse artigo traz um recorte da pesquisa desenvolvida no Mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Educação e tem como objetivo analisar o papel atribuído à teoria no trabalho pedagógico escolar de professores da rede pública de ensino de Rio Branco, na qual os sujeitos são professores dos anos iniciais com formação inicial em Pedagogia. Nesse sentido, perpassando a questão mais geral, qual seja a da relação teoria e prática, discutimos também acerca do trabalho, enquanto categoria geral, e, especificamente, o Trabalho Docente, e este enquanto práxis, e o desenvolvimento profissional do professor, na perspectiva de uma continuidade da formação. Sabemos que a formação inicial fornece as bases sobre as quais se assentam o desenvolvimento da prática, contudo, torna-se importante compreender como, a partir dessa base, essas professoras continuam a se desenvolver profissionalmente. Quanto a metodologia, constitui-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, quanto aos objetivos, e explicativa, quanto aos procedimentos; os dados foram construídos por meio da revisão bibliográfica e da pesquisa de campo, com o uso do questionário e de entrevista em grupo focal. Como resultados e conclusões do trabalho, destaca-se que a formação inicial é fundamental, mas que ela marca o início do processo de desenvolvimento profissional do professor que passa a buscar diferentes formas de formação contínua e que, algumas outras são preteridas nos programas de formação ofertados pelas redes de ensino.
Referências
- REFERÊNCIAS
- CONTRERAS, José. Autonomia de professores. Trad. Sandra Trabucco Valenzuela. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
- CUNHA, Maria Isabel da. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Revista Educação e Pesquisa. n.3, p. 609-625, jul./set. 2013.
- CUNHA, Maria Isabel da; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Professor da Educação Superior. In MOROSINI, M.C. (org.), 2006. Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Porto Alegre, FAPERGS/RIES. 434 p.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
- GATTI, Bernardete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá (orgs.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. 294 p.
- GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Trad. Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 1997
- MOTA, Ednacelí Abreu; PRADO, Guilherme V.T; PINA, Tamara A. Buscando possíveis sentidos de Saber e Conhecimento na Docência. Cadernos de Educação | FaE/PPGE/UFPel | Pelotas [30]: 109 - 134, janeiro/junho 2008.
- NOVOA, Antônio. Formação de Professores e Trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
- VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. (Tradução de Luiz Fernando Cardoso) 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977