O presente estudo apresenta importantes apontamentos sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação como recurso facilitador dos processos educativos no âmbito do Ensino de Ciências. Objetiva-se, apresentar as tecnologias digitais como recurso pedagógico em potencial para o trabalho do professor de Ciências, capazes, portanto, de promover o envolvimento e a participação ativa dos alunos no processo de construção do conhecimento. Para alcançar tais perspectivas, utilizou-se a metodologia qualitativa de caráter bibliográfico.O uso das tecnologias digitais desempenha um papel importante no processo ensino e aprendizagem de Ciências, considerando que estes recursos são capazes de promover maior interesse e envolvimento com o conteúdo proposto, fator necessário para que os alunos compreendam melhor as informações e estabeleçam relações entre os conteúdos ensinados com a tomada de decisões cotidianas. Ao professor de Ciências, por sua vez, cabe o aprimoramento constante e a busca por resoluções para os complexos desafios do ensino e da aprendizagem. A aplicabilidade dos recursos mídiaticos na educação proporcionam, portanto, aos professores a construção de práticas didáticas inovadoras, facilitando o desenvolvimento de competências e habilidades nos alunos. Essa constatação impõe que se repense a necessidade de se utilizar as novas tecnologias no meio escolar, como uma ferramenta didática interativa e significativa para o processo de ensino e aprendizagem.