O AVANÇO DA FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL APÓS A PANDEMIA DE 2020

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.18-27

Palabras clave:

financeirização, educação, pandemia, ensino a distância, ensino privado

Resumen

Este artigo aborda a temática da financeirização da educação no Brasil, analisando seu avanço e impacto no período pós-pandêmico. Através de uma revisão da literatura, foram identificados estudos que destacam a crescente mercantilização da educação e o aumento da influência do setor financeiro nas políticas educacionais. Autores como Ferreira, Oliveira, Santos e outros apontam para a transformação da educação em um produto comercial, com possíveis efeitos negativos, como a marginalização de estudantes de baixa renda. A pandemia de COVID-19 acelerou essa tendência, com grandes grupos educacionais privados buscando oportunidades em meio à volatilidade do mercado. Os dados do Censo de Educação Superior revelam o aumento da participação do setor privado na educação, especialmente no ensino superior. Observa-se também o aumento da presença de investidores e fundos de investimento, o que pode resultar na redução de custos e precarização das condições de trabalho dos professores. Os grandes grupos educacionais privados se adaptaram ao ensino a distância durante a pandemia, investindo em plataformas digitais e soluções adicionais para garantir sua sobrevivência e aumentar sua participação no mercado. No entanto, é necessário avaliar os possíveis impactos negativos da financeirização, como disparidades educacionais e perda dos valores tradicionais da educação. Futuras pesquisas devem aprofundar o entendimento sobre o fenômeno e subsidiar políticas e práticas educacionais que promovam a equidade e qualidade da educação no país.

Biografía del autor/a

Guilherme do Nascimento Pereira , UNESA

Guilherme Pereira Stribel (nome bibliográfico de Guilherme do Nascimento Pereira) é doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd - UERJ), sob orientação de Maria Isabel Ramalho Ortigão; mestre em Educação, Cultura e Comunicação, pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/UERJ, sob orientação de Aura Helena Ramos; e licenciado em Geografia, cursando uma segunda graduação em Pedagogia. É professor da Universidade Estácio de Sá (UNESA), lecionando nas licenciaturas e na pós-graduação, e do curso de Pedagogia oferecido pela UERJ através do CEDERJ. Na Pós-graduação em Educação da UNESA, coordena a pesquisa "POLÍTICAS CURRICULARES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS", orientando estudantes de mestrado e lecionando para turmas de mestrado e doutorado. Atua na rede municipal de Teresópolis como Professor I de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental. Possui experiência docente em nível superior em cursos de licenciatura presenciais e em EaD, atuando, principalmente nos campos da Educação em Direitos Humanos, Currículo, Didática, Avaliação e Formação de Professores. Também pertence ao Grupo de Pesquisa Políticas de Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática; e membro Comissão de Comunicação do GT 12 - Currículo, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).

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Publicado

2024-04-30

Cómo citar

VIEIRA REIS, F.; DO NASCIMENTO PEREIRA , G. . O AVANÇO DA FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL APÓS A PANDEMIA DE 2020. Communitas, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 497–512, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.18-27. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7302. Acesso em: 30 jun. 2024.