PRIMEIROS SOCORROS NO ENSINO FUNDAMENTAL

o que os professores sabem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.16-21

Palabras clave:

Primeiros Socorros., Educação., Lei Lucas.

Resumen

Esse estudo teve como objetivo investigar o que os professores do Ensino Fundamental conhecem acerca das noções básicas de primeiros socorros. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e exploratória com abordagem qualitativa e buscou responder a seguinte problemática: qual o conhecimento que os professores do Ensino Fundamental possuem sobre noções básicas de primeiros socorros? Foi realizada no distrito de Currais, município de Ibicuitinga-CE. Como procedimento de produção de dados optamos pelo questionário via Google Forms. Concluímos que a maioria dos professores não possuem conhecimentos básicos para a prática de primeiros socorros, mas demonstraram interesse em aprender e consideraram esse conhecimento extremamente importante. Constatamos a necessidade de os profissionais de educação possuírem noções básicas de primeiros socorros para evitar ou mitigar possíveis fatalidades.

Biografía del autor/a

Josiane do Nascimento da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Mestra em História e Letras (MIHL), Graduada em Letras e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Ivania Pereira da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Pedagogia, na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), Unidade acadêmica da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista de Iniciação Científica.

Citas

BRASIL. Decreto-Lei 2.848, de 07 de dezembro de 1940. Código Penal. Diário Oficial da União. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm. Acesso em: 23 de jul. 2023.

BRASIL. Lei Nº 13.722, de 4 de outubro de 2018. Lei Lucas. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 2, col. 1, 04 out.2018.

Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13722.htm. Acesso em: 30 de jun. 2023.

BROZELI, Evandro Angeli. Orientações de Primeiros na Escola Socorros em Urgência. Saúde 10 em Foco / UNISEPE, São Paulo, v. 6, n. 12, 2014. p. 111-123. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/15primeiros_socorros_naescola.pdf. Acesso em: 30 de jun. 2023.

CABRAL, Elaine Viana; OLIVEIRA, Maria de Fátima Alves. Primeiros socorros na escola: conhecimento dos professores. Revista Práxis, Rio de Janeiro, v. 11, n. 22, p. 1-10, 2019. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/praxis/article/view/712/2495. Acesso em: 27 de maio 2023.

FREITAS, Jessika Brenda Quaresma de et al. Lei Lucas: primeiros socorros em uma escola estadual de ensino fundamental. Revista de Enfermagem da UFJF, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 1-14, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/enfermagem/article/view/40255/25911. Acesso em: 28 de maio, 2023.

GALINDO NETO, Nelson Miguel, et al. Vivências de professores acerca dos primeiros socorros na escola. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 71, n. 4, p. 1678-1684, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/4KrgL3dMBNXwGnBmdPjZSNJ/?lang=pt. Acesso em: 7 de jun. 2023.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. ed. São Paulo: Atlas S/A.

GRIMALDI, Monaliza Ribeiro Mariano et al. A escola como espaço para aprendizado sobre primeiros socorros. Rev Enferm UFSM, Rio Grande do Sul, v. 10, s/n. p. 1-15, 2020. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/10/1118584/36176-212999-1-pb.pdf. Acesso em: 3 de jun. 2023.

MORENO, Silvia Helena Reis; FONSECA, João Paulo Soares. A importância das oficinas de primeiros socorros após implantação da lei Lucas: a vivência de um colégio. Brazilian Journal of Health Review, Paraná, v. 4, n. 2, p. 4661-4674, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/25702. Acesso em: 03 de maio 2023.

OLIVEIRA, Iara Siqueira et al. Conhecimento dos educadores sobre a prevenção de acidentes na infância. Rev. enferm. V. 8, n. 2, p. 279-285, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/9672/9708. Acesso em: 2 de jun. 2023.

PINA, João Eduardo; MARTELLI, Anderson; DELBIM, Lucas. Primeiros socorros e prevenção de acidentes no ambiente escolar. Revista Faculdades do Saber, São Paulo, v. 7, n. 14, p. 1065-1071, 2022. Disponível em: https://rfs.emnuvens.com.br/rfs/article/view/149. Acesso em: 13 de jun. 2023.

SENA, Soraia Pinto; RICAS, Janete; VIANA, Maria Regina de Almeida. A percepção dos acidentes escolares por educadores do ensino fundamental. Revista Médica de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 18, n.4, p. 47-54, 2008. Disponível em: https://rmmg.org/artigo/detalhes/1400. Acesso em: 5 de jun.2023.

SOUZA, Cecília Regina de. Primeiros socorros no Ensino Fundamental. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) Faculdade UnB Planaltina - Universidade de Brasília, Planaltina, 2013. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/6031/1/2013_CeciliaReginaDeSouza.pdf. Acesso em: 7 de jun. 2023.

Publicado

2023-12-14

Cómo citar

SILVA, J. do N. da .; SILVA, I. P. da . PRIMEIROS SOCORROS NO ENSINO FUNDAMENTAL: o que os professores sabem. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 284–299, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.16-21. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7097. Acesso em: 18 may. 2024.