AS MOTIVAÇÕES DO SER DOCENTE PARA ESCOLHA E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil; Formação Docente; Formação de professores.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivos investigar os motivos para escolha e permanência na Educação Infantil e identificar as concepções de professores acerca do ser docente na educação infantil; esclarecer os motivos da inserção de professores na educação infantil; entender os motivos da permanência de professores na educação infantil. Para atingir esse objetivo planejou-se a divisão da mesma em dois momentos: pesquisa bibliográfica e buscou-se embasamento em teóricos como Basso (1998), Leontiev (1978), Vygotski (1989, 1998), Saviani (2009), Moreira (2011), Ariès (1981) e outros; realizou-se também uma pesquisa empírica tendo como sujeitos 03 (três) professores que trabalham na área de Educação Infantil e/ou que estão no último ano de formação acadêmica, encontradas em escolas públicas ou privadas e em universidades/faculdades. Os resultados apontam que a profissão docente está em crise e tem gerado de certa forma um mal estar nos professores, mas que mesmo insatisfeitos com os salários, a carreira, o ambiente de trabalho, com a formação e consequentemente com a prática pedagógica, as professoras ingressam, resistem e estão permanecendo na docência.

Biografia do Autor

Izabel Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Piauí

ossui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2014), especialização em Metodologia da Educação Infantil (2019) e formação em nível Técnico em Biblioteca . Atualmente é professora (acompanhante terapêutica) de uma aluna com Síndrome de Down no Instituto Dom Barreto (Teresina-PI).

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

DA SILVA, I. R. AS MOTIVAÇÕES DO SER DOCENTE PARA ESCOLHA E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Communitas, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 309–321, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4700. Acesso em: 23 abr. 2024.

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