AS MOTIVAÇÕES DO SER DOCENTE PARA ESCOLHA E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

Palabras clave:

Educação Infantil; Formação Docente; Formação de professores.

Resumen

O presente trabalho tem como objetivos investigar os motivos para escolha e permanência na Educação Infantil e identificar as concepções de professores acerca do ser docente na educação infantil; esclarecer os motivos da inserção de professores na educação infantil; entender os motivos da permanência de professores na educação infantil. Para atingir esse objetivo planejou-se a divisão da mesma em dois momentos: pesquisa bibliográfica e buscou-se embasamento em teóricos como Basso (1998), Leontiev (1978), Vygotski (1989, 1998), Saviani (2009), Moreira (2011), Ariès (1981) e outros; realizou-se também uma pesquisa empírica tendo como sujeitos 03 (três) professores que trabalham na área de Educação Infantil e/ou que estão no último ano de formação acadêmica, encontradas em escolas públicas ou privadas e em universidades/faculdades. Os resultados apontam que a profissão docente está em crise e tem gerado de certa forma um mal estar nos professores, mas que mesmo insatisfeitos com os salários, a carreira, o ambiente de trabalho, com a formação e consequentemente com a prática pedagógica, as professoras ingressam, resistem e estão permanecendo na docência.

Biografía del autor/a

Izabel Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Piauí

ossui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2014), especialização em Metodologia da Educação Infantil (2019) e formação em nível Técnico em Biblioteca . Atualmente é professora (acompanhante terapêutica) de uma aluna com Síndrome de Down no Instituto Dom Barreto (Teresina-PI).

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Publicado

2021-09-29

Cómo citar

DA SILVA, I. R. AS MOTIVAÇÕES DO SER DOCENTE PARA ESCOLHA E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Communitas, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 309–321, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4700. Acesso em: 30 jun. 2024.

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