O ensino de literatura e a leitura literária estão relacionados não apenas ao ato docente, mas também a outros fatores que influenciam tais práticas, positiva e negativamente, dentro do sistema de ensino. Além disso, é pertinente analisar como pode ser significativo que o professor faça uso da teoria para, na sua prática, tornar o aprendizado e a leitura de literatura mais eficientes. Sendo assim, o presente estudo aborda a prática de leitura literária dentro do ensino de literatura relacionando-a à Estética da Recepção, na busca de compreender de que maneira a teoria que versa sobre a leitura pode auxiliar docentes e discentes na busca de uma prática leitora mais eficiente. A pesquisa foi baseada nas considerações de Cosson (2006); Jauss (1994); Iser (1996, 1999); Fritzen (2017); entre outros.
Citas
AGAZZI, G. L. Problemas do ensino da literatura: do perigo ao voo possível. Remate de Males, v. 34, n. 2, p. 443-458, 25 nov. 2014. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635858/3567 Acesso em: 16 set. 2019.
ASSIS, Emanoel Cesar Pires de. Leitura de literatura em meio digital: a mediação pelo corpo. In: Revista Texto Digital, v. 13, n. 1. p. 141-156, jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2016v13n1p141/34579. Acesso em: 11 out. 2019.
ASSIS, Emanoel Cesar Pires de; SOUSA, Leydiane Maria de. O letramento por meio do conto “Olhos mortos de sono”, de Anton Tchekhov. Revista Diálogo e Interação, v. 12, n. 1, p. 109-129, 2018.
BARTHES, Roland. Aula. São Paulo – SP: Cultrix, 2013.
BRASIL. Lei Nº 13.415/2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 22 ago. 2019.
BRIZOTTO, Bruno. Duas abordagens para o ensino de literatura: leitura e estética da recepção. In: Revista Fronteira Digital, v. 2, n. 03. p. 01-22, ago. 2011. Disponível em: http://www.unemat.br/revistas/fronteiradigital/docs/artigos/n3_2011/fronteira_digital_n3_2011_art_6.pdf Acesso em: 26 set .2019.
CANTARIN, Márcio Matiassi; ALMEIDA, Rogério Caetano de. Da burocracia institucional à ontologia do objeto: notas sobre o ensino (fora de lugar) de Literatura. In: CHECHINEL, André; SALES, Cristiano de, Org. O que significa ensinar literatura? Florianópolis – SC. Editora UFSC, 2017.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo – SP. Editora: Cultrix, 2006.
FRITZEN, Celdon. O entorno da pergunta “o que significa ensinar literatura?”: reflexões sobre o seu lugar e papel na Educação Básica. In: CHECHINEL, André; SALES, Cristiano de, Org. O que significa ensinar literatura? Florianópolis – SC. Editora UFSC, 2017.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da Leitura, 2018. Disponível em: http://prolivro.org.br/home/images/O_Di%C3%A1rio_de_S%C3%A3o_Jorge_do_Iva%C3%AD.pdf. Acesso em: 30 set. 2019.
ISER, Wolfang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Vol. 1 São Paulo: 34, 1996.
ISER, Wolfang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Vol. 2 São Paulo: 34, 1999.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. 1º Ed. São Paulo: SP. Editora Ática S.A, 1994.
JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo – SP. Editora UNESP, 2002.
LIMA, Luiz Costa. A Literatura e o Leitor: Textos de Estética da Recepção. 2º Ed. Rio de Janeiro: RJ. Editora Paz e Terra, 1979.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. In: Informática na educação: teoria e prática. V. 3. Nº 1, p. 137 – 144. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/6474/3862. Acesso em: 28 ago. 2019.
SILVA, Vitor Aparecido da. Leitura literária na sala de aula: Concepções dos Professores nas series iniciais. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia). Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Campinas – SP, 2011.
TELLES, Lygia Fagundes. Apenas Um Saxofone. In: TELLES, Lygia Fagundes. Os melhores contos de Lygia Fagundes Telles. Eduardo Portela (org.). 12º Ed. São Paulo – SP. Global, 2003.
TODOROV, Tzvetvan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro – RJ. Editora: DIFEL, 2009.