OS SENTIDOS DA ESCOLA NAS CONVERSAS DOCENTES DO WHATSAPP

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa-formação. Cibercultura.Escola básica. WhatsApp

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender como os usos do aplicativo WhatsApp podem potencializar práticas pedagógicas que contribuam para a formação continuada de professores. Usos esses que vêm dando sentidos e formas à cibercultura, que é a cultura contemporânea estruturada pelas tecnologias digitais em rede (SANTOS, 2015). A pertinência desta pesquisa inscreveu-se num amplo movimento da pesquisa multirreferenciaal (ARDOINO, 1998; SANTOS, 2005; e MACEDO, 2009) bricolando com a pesquisa com os cotidianos (ALVES, 2008; CERTEAU, 2009) em que o pesquisador não separa a prática pedagógica da pesquisa acadêmica. Ao trazer como dispositivo de pesquisa o WhatsApp encontramos nas conversas dos professores alguns princípios da cibercultura como o hipertexto, a interatividade, as múltiplas linguagens e a possibilidade de articulação e ressignificação de novas práticas cotidianas nos espaçostempos escolares. Assim, procuramos arquitetar e criar ambiências formativas emergentes, autorais e abertas que foram sendo cocriadas no processo da pesquisa. É isso o que nos interessa como possibilidade de compreensão de como essas práticas acontecem cotidianamente, mergulhando, sendo membro, interagindo, problematizando e acionando dispositivos que nos permitam perceber que as conversas com e de professores devem ser colocadas no centro do trabalho de investigação de nossas pesquisas, mostrando como cada um (re)inventa diariamente suas formas de atuar e de  expressar suas diferentes perspectivas sobre a docência, sobre o pensar com/na escola e o contexto sociotécnico em que estão inseridos.

Referências

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Publicado

2019-06-26

Como Citar

DE JESUS, R. S. .; DOS SANTOS, R. . OS SENTIDOS DA ESCOLA NAS CONVERSAS DOCENTES DO WHATSAPP. Communitas, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 214–224, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2789. Acesso em: 17 abr. 2024.