O presente trabalho analisa a música como um recurso didático nas aulas de Literatura, tendo em vista que esta disciplina é parte fundamental no processo de formação discente. A pesquisa parte do seguinte questionamento: como a música, enquanto recurso didático, poderia ser benéfica a aprendizagem dos alunos e favorável ao ensino desse conteúdo? Objetivamos então identificar se a música poderia ser utilizada como uma ferramenta de ensino-aprendizagem durante as aulas de Literatura, analisando de que modo ela pode favorecer o aprendizado dos alunos e por fim, propomos possíveis caminhos para a utilização desse recurso nas referidas aulas. O estudo foi fomentado à luz das discussões dos seguintes teóricos: Jeandot (2002), Loureiro (2003) e Ferreira (2017); e foi desenvolvida mediante coleta de dados bibliográficos em meio digital e impresso e ainda pesquisa de campo, realizada em duas escolas de Ensino Médio de Ipixuna - Amazonas, utilizando o método dialético e abordagem qualitativa, de acordo com os estudos metodológicos de Minayo (2002) e Gil (2014). Por meio desse estudo, constatou-se que a música pode ser explorada de várias formas e o quanto ela é um instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem de Literatura, de forma que ela auxilia na assimilação, memorização e fixação dos conteúdos de forma mais rápida, além de tornar a aula mais dinâmica e prazerosa.