Este artigo discute a realização de uma atividade, com utilização de recurso tecnológico, para a abordagem acerca da interpretação de gráficos em uma turma de terceiro ano do ensino médio. Destaca sua importância no desenvolvimento cognitivo dos alunos ao apresentar um estudo que se concentra na análise da produção de significados desenvolvidos por alunos na resolução de tarefas relacionadas à leitura de gráficos estatísticos em sala de aula. Por meio de atividades desenvolvidas com um grupo de estudantes da educação básica, de uma escola pública pertencente à rede estadual na cidade de Santarém (PA), descreve os impactos da utilização de recursos tecnológicos na análise de gráficos como uma possibilidade de suporte recursal ao ensino, no ambiente escolar. A pesquisa, de natureza qualitativa, se concentrou na análise das ações enunciativas, geradas ao longo da dinâmica dos eventos associados a produção dos dados, pelos próprios alunos. Os resultados da análise revelaram que a atividade desempenhou um papel crucial ao estimular os estudantes a produzirem significados a partir de suas realidades, com o auxílio de um recurso tecnológico, um dispositivo móvel que fica permanentemente presente, na maior parte do tempo, em suas mãos: o celular. Ademais, o estudo indicou um processo de aprendizagem positivo que se desencadeou a partir da interpretação de dados estatísticos representados em gráficos, capaz de gerar conhecimentos e aprendizagens aos envolvidos no processo.