On the agenda
Vol. 8 No. 19 (2024): (MULTI)LETRAMENTOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
ERA DIGITAL: processo de transformação pedagógica
Ivy Enber Philosophy University
Abstract
O surgimento da pandemia da Covid- 19, trouxe uma avalanche de novas metodologias inseridas nas práticas pedagógicas no âmbito da tecnologia, devido à necessidade emergencial do ensino à distância (EAD), bem como o incentivo ao uso dessas metodologias digitais, no contexto pós-pandemia, visto que a era digital avança a passos largos em relação ao uso de sistemas, aplicativos, ferramentas digitais e plataformas que abrangem os mais diversos níveis de dificuldades e atendem às diferentes necessidades de serviços e atividades cotidianas de planejamento e aplicação das atividades didáticas, sendo essencial a sua efetivação no ambiente escolar, afim de preparar os alunos para o mercado de trabalho que exige cada vez mais conhecimento acerca das questões que envolvem a tecnologia e seus sistemas. Muitos professores estão modificando suas práticas metodológicas, adquirindo conhecimentos mais atuais, acerca das metodologias ativas e dos recursos didáticos que utilizam ferramentas digitais, a fim de proporcionar uma aprendizagem mais significativa dos conteúdos, bem como desenvolver junto com os alunos um ambiente de interação e troca de ideias que favoreça o pensamento crítico e desperte o interesse dos alunos na busca pelo conhecimento nas mais diferentes áreas. Desta forma, gostaríamos de discutir a respeito do acesso dos alunos à Cultura Digital e aos equipamentos disponíveis nas escolas, bem como a respeito da formação dos professores para uso desses equipamentos em sala de aula.
PALAVRAS-CHAVE: metodologias ativas. tecnologia. professores. cultura digital.
Abstract
The emergence of the Covid-19 pandemic brought an avalanche of new methodologies inserted into pedagogical practices within the scope of technology, due to the emergency need for distance learning (EAD), as well as the encouragement of the use of these digital methodologies, in the post-covid context. pandemic, as the digital era advances in leaps and bounds in relation to the use of systems, applications, digital tools and platforms that cover the most diverse levels of difficulties and meet the different needs for services and daily activities of planning and applying teaching activities, It is essential to implement it in the school environment, in order to prepare students for the job market, which increasingly requires more knowledge about issues involving technology and its systems. Many teachers are modifying their methodological practices, acquiring more current knowledge about active methodologies and teaching resources that use digital tools, in order to provide more meaningful learning of content, as well as developing an environment of interaction and exchange with students. of ideas that encourage critical thinking and awaken students' interest in the search for knowledge in the most different areas. Therefore, we would like to discuss students' access to Digital Culture and the equipment available in schools, as well as the training of teachers to use this equipment in the classroom.KEYWORDS: active methodologies. technology. teachers. digital culture.
Resumen
El surgimiento de la pandemia de Covid-19 trajo una avalancha de nuevas metodologías insertadas en las prácticas pedagógicas en el ámbito de la tecnología, debido a la necesidad urgente de la educación a distancia (EAD), así como el fomento del uso de estas metodologías digitales, en El contexto post-pandemia, a medida que la era digital avanza a pasos agigantados en relación al uso de sistemas, aplicaciones, herramientas y plataformas digitales que cubren los más diversos niveles de dificultades y satisfacen las diferentes necesidades de servicios y actividades diarias de La planificación y aplicación de las actividades docentes, es fundamental implementarla en el ámbito escolar, con el fin de preparar a los estudiantes para el mercado laboral, que cada vez requiere mayores conocimientos sobre temas que involucran la tecnología y sus sistemas. Muchos docentes están modificando sus prácticas metodológicas, adquiriendo conocimientos más actuales sobre metodologías activas y recursos didácticos que utilizan herramientas digitales, con el fin de proporcionar un aprendizaje más significativo de los contenidos, así como desarrollar un ambiente de interacción e intercambio con los estudiantes de ideas que fomenten el pensamiento crítico y despertar el interés de los estudiantes en la búsqueda del conocimiento en las más diversas áreas. Por ello, nos gustaría hablar del acceso de los estudiantes a la Cultura Digital y de los equipamientos disponibles en las escuelas, así como de la formación de los profesores para utilizar estos equipamientos en el aula. PALABRAS CLAVE: metodologías activas. tecnología. profesores. cultura digital.
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