A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA EVOLUÇÃO DENTRO DAS ESCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-26Keywords:
educação ambiental, escolas, documentos norteadoresAbstract
Para que a Educação Ambiental venha alcançar evolução significativa, permeando todos os campos do saber, torna-se necessária a aplicação de políticas públicas que instiguem o desenvolvimento, desde os primeiros anos, do aluno no ambiente escolar. A parceria entre escolas e poder público torna-se uma estratégia de promoção da Educação Ambiental, no sentido de fortalecer as ações existentes e criar outras que possam culminar num esforço maior da sociedade em prol do bem maior – a preservação da vida. Este artigo trata da educação ambiental e os documentos norteadores do ambiente escolar. Mais do que a elaboração de leis robustas e extensas, necessita-se de garantias que elas serão cumpridas e respeitadas em todos os aspectos da sociedade. Na conjuntura atual, muitas vezes são presenciadas uma preocupação das escolas em cumprir o possível dentro de suas limitações, ao passo que as empresas e as grandes corporações não contribuem para mudanças de hábitos e continuam mantendo suas atividades, externalizando os custos ao meio ambiente.
References
BRASIL. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf. Acesso em: 12 mai. 2022.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 12 mai. 2022.
BRASIL. Lei n. 12.305, de 03 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. 2010. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=12305&ano=2010&ato=e3dgXUq1keVpWT0f1. Acesso em: 12 mai. 2022.
BRASIL. Lei n. 13.415, de fevereiro de 2017. Altera as Leis n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei n. 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei n. 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei n. 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 12 mai. 2022.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/ SEF, 1997a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf. Acesso em: 12 mai. 2022.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente/ saúde. Brasília: MEC/ SEF, 1997b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/pcn/livro091.pdf. Acesso em: 12 mai. 2022.
BRANCO, Emerson Pereira; ROYER, Márcia Regina; BRANCO, Alessandra Batista de Godoi. A Abordagem da Educação Ambiental nos PCNs, nas DCNs e na BNCC. Nuances: Estudos sobre Educação. Presidente Prudente, v. 29, n. 1, p.185-203, jan./ abr. 2018.
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
O’SULLIVAN, E. Aprendizagem transformadora: uma visão educacional para o século XXI. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2004.
RIVELLI, E. A. L. Evolução da Legislação Ambiental no Brasil: Políticas de Meio Ambiente, Educação Ambiental e Desenvolvimento Urbano. In: PHILIPPI JR., A.; PELICIONI, M. C. F. Educação Ambiental e Sustentabilidade. 2. ed. Barueri: Manole, 2014. p. 336-435.
TRATADO de educação ambiental para sociedades sustentáveis e responsabilidade global. [S.l.], 1992. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/tratado.pdf. Acesso em: 10 jun. 2020.
ZACARIAS, R. Consumo, Lixo e Educação Ambiental: uma abordagem crítica. Vol. 1. Juiz de Fora: Edições FEME, 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Communitas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, preserving the rights of first publication for the Communitas Magazine. Because they appear in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.