A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA EVOLUÇÃO DENTRO DAS ESCOLAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.18-26

Keywords:

educação ambiental, escolas, documentos norteadores

Abstract

Para que a Educação Ambiental venha alcançar evolução significativa, permeando todos os campos do saber, torna-se necessária a aplicação de políticas públicas que instiguem o desenvolvimento, desde os primeiros anos, do aluno no ambiente escolar. A parceria entre escolas e poder público torna-se uma estratégia de promoção da Educação Ambiental, no sentido de fortalecer as ações existentes e criar outras que possam culminar num esforço maior da sociedade em prol do bem maior – a preservação da vida. Este artigo trata da educação ambiental e os documentos norteadores do ambiente escolar. Mais do que a elaboração de leis robustas e extensas, necessita-se de garantias que elas serão cumpridas e respeitadas em todos os aspectos da sociedade. Na conjuntura atual, muitas vezes são presenciadas uma preocupação das escolas em cumprir o possível dentro de suas limitações, ao passo que as empresas e as grandes corporações não contribuem para mudanças de hábitos e continuam mantendo suas atividades, externalizando os custos ao meio ambiente.

Author Biography

Sheila Menini, Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - campus Juiz de Fora

DSc. Engenharia Civil.

Professora efetiva do curso técnico concomitante em Transporte Rodoviário.

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Published

2024-04-30

How to Cite

VILLAR, A.; MENINI, S. . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA EVOLUÇÃO DENTRO DAS ESCOLAS. Communitas, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 479–494, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.18-26. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7207. Acesso em: 30 jun. 2024.