A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL DA CRIANÇA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.16-2

Keywords:

Leitura., Escola., Desenvolvimento., Social., Criança.

Abstract

O ato de ler para crianças é essencial, pois é indubitável que a literatura é uma maneira da qual a criança entra no universo imaginário e criativo. Dessa maneira, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo e bibliográfico no qual realizamos estudos através de conhecimentos já produzidos. O objetivo da nossa pesquisa visa compreender de qual forma a leitura é importante no desenvolvimento social e cognitivo da criança e de forma que por base da leitura ela possa criar conhecimentos prévios para situações futuras. A análise dos resultados indicou que devido ao caráter pedagógico da escola, por vezes é necessário usar essas histórias infantis para auxiliar na compreensão das crianças acerca do real, favorecendo assim o desenvolvimento social e cognitivo.

Author Biographies

Naianne Costa da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN; Bolsista do Programa de Educação Tutorial -PET Pedagogia.

Karen Yasmim Alves Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de licenciatura em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN; Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia. (SESu/MEC); integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (UERN/CNPq) e do projeto de extensão Estudos Interdisciplinares em Violência, Sociedade e Educação - EIVE (FE/UERN).

Meiry Fernandes da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Licenciatura em pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN; bolsista do Programa de Educação Tutorial  -  PET Pedagogia (SESu/MEC); integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (UERN/CNPq) e do projeto de extensão Estudos Interdisciplinares em Violência, Sociedade e Educação - EIVE (FE/UERN).

References

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.

AMARILHA, M; SILVA, S. F. da. Política de leitura na Educação Infantil: da gestão ao leitor. Pro-Posições, v. 27, n.2, p. 93–114. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2015-0135.

BRASIL, C. Desenvolvimento infantil: a importância da leitura na infância. Blog ChildFund Brasil. 2023. Disponível em: https://www.childfundbrasil.org.br/blog/desenvolvimento-infantil-leitura-infancia/

MORAES, R. R. Cinco políticas públicas e privadas que ajudam a fomentar a leitura e a literatura no Brasil. Coletivo Leitor; Somos Educação. https://www.coletivoleitor.com.br/cinco-politicas-publicas-e-privadas-que-ajudam-a-fomentar-a-leitura-e-a-literatura-no-brasil/

ELIZABETE, A.; SANTOS, E. Leitura na educação infantil: práticas necessárias à formação de bons leitores. Edu.Br. Retrieved September v. 1, 2023, Disponível em: https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc14.pdf

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PILLE, L. Brasil fica em 52o lugar em ranking internacional de leitura. Poder360. 2023 Disponível em: https://www.poder360.com.br/educacao/brasil-fica-em-52o-lugar-em-ranking-internacional-de-leitura/

PORTO, A. P. T.; PORTO, L. T. Contação de histórias como estratégias pedagógicas para desenvolvimento da competência discente de ler e interpretar. Revista de Educação Dom Alberto, Santa Cruz do Sul, n. 1, v. 1, p. 115-129, jan./jul. 2012. Disponível em: <https://domalberto.edu.br/wp- content/uploads/sites/4/2017/08/Conta%C3%A7%C3%A3o-de-hist%C3%B3rias-como- Acesso em 31/08/2023. estrat%C3%A9gia-pedag%C3%B3gica-para-desenvolvimento-da- compet%C3%AAncia-discente-de.pdf>. Acesso em: 30 de Agosto de 2023.

ROQUE, C. L.; CANEDO, M. A importância do incentivo à leitura nos primeiros anos Da infância. Puc-Rio.Br. Retrieved September 1, 2023, Disponível em: https://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/licenciaturas/pibid/download/seminario_pibid_sudeste_201510_cassia_roque.pdf.

SESTARI, P. Ações para incentivar a leitura na Educação Infantil. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/21643/acoes-para-incentivar-a-leitura-na-educacao-infantil.

SILVA, M. L. D. L.; COSTA, M. M. A leitura na educação infantil: uma análise desse processo em uma escola pública de Lucrécia/rn. Anais V SETEPE. Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8083. Acesso em: 31 ago. 2023.

SOARES, S. de J. Pesquisa científica: uma abordagem sobre o método qualitativo. Revista Ciranda – Montes Claros, v. 1, n.3, pp. 168-180, jan/dez-2019. Disponível em: file:///C:/Users/narya/Downloads/ciranda,+1593-5182-13-PB.pdf.

SOUZA, L. O. de; BERNARDINO, A. D. A contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil e ensino fundamental. Educere et Educare, v. 6, n. 12, p. 235-249, jul./dez. 2011. Acesso em: 30 ago. 2023.

TARDELLY, M., et al. A importância da leitura como instrumento eficaz no desenvolvimento cognitivo da criança. Com.Br. Retrieved September 1, 2023, Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2015/TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID809_08092015012135.pdf

VALE, L. M. do. A importância dos contos de fadas para a prática da leitura na Educação Infantil. Lindines, Maria do Vale - 2016. 30 р.

Published

2023-12-14

How to Cite

SILVA, N. C. da .; OLIVEIRA, K. Y. A. .; SILVA, M. F. da . A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL DA CRIANÇA. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 18–28, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.16-2. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7122. Acesso em: 17 jul. 2024.