A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL DA CRIANÇA
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.7.16-2Keywords:
Leitura., Escola., Desenvolvimento., Social., Criança.Abstract
O ato de ler para crianças é essencial, pois é indubitável que a literatura é uma maneira da qual a criança entra no universo imaginário e criativo. Dessa maneira, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo e bibliográfico no qual realizamos estudos através de conhecimentos já produzidos. O objetivo da nossa pesquisa visa compreender de qual forma a leitura é importante no desenvolvimento social e cognitivo da criança e de forma que por base da leitura ela possa criar conhecimentos prévios para situações futuras. A análise dos resultados indicou que devido ao caráter pedagógico da escola, por vezes é necessário usar essas histórias infantis para auxiliar na compreensão das crianças acerca do real, favorecendo assim o desenvolvimento social e cognitivo.
References
ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.
AMARILHA, M; SILVA, S. F. da. Política de leitura na Educação Infantil: da gestão ao leitor. Pro-Posições, v. 27, n.2, p. 93–114. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2015-0135.
BRASIL, C. Desenvolvimento infantil: a importância da leitura na infância. Blog ChildFund Brasil. 2023. Disponível em: https://www.childfundbrasil.org.br/blog/desenvolvimento-infantil-leitura-infancia/
MORAES, R. R. Cinco políticas públicas e privadas que ajudam a fomentar a leitura e a literatura no Brasil. Coletivo Leitor; Somos Educação. https://www.coletivoleitor.com.br/cinco-politicas-publicas-e-privadas-que-ajudam-a-fomentar-a-leitura-e-a-literatura-no-brasil/
ELIZABETE, A.; SANTOS, E. Leitura na educação infantil: práticas necessárias à formação de bons leitores. Edu.Br. Retrieved September v. 1, 2023, Disponível em: https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc14.pdf
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PILLE, L. Brasil fica em 52o lugar em ranking internacional de leitura. Poder360. 2023 Disponível em: https://www.poder360.com.br/educacao/brasil-fica-em-52o-lugar-em-ranking-internacional-de-leitura/
PORTO, A. P. T.; PORTO, L. T. Contação de histórias como estratégias pedagógicas para desenvolvimento da competência discente de ler e interpretar. Revista de Educação Dom Alberto, Santa Cruz do Sul, n. 1, v. 1, p. 115-129, jan./jul. 2012. Disponível em: <https://domalberto.edu.br/wp- content/uploads/sites/4/2017/08/Conta%C3%A7%C3%A3o-de-hist%C3%B3rias-como- Acesso em 31/08/2023. estrat%C3%A9gia-pedag%C3%B3gica-para-desenvolvimento-da- compet%C3%AAncia-discente-de.pdf>. Acesso em: 30 de Agosto de 2023.
ROQUE, C. L.; CANEDO, M. A importância do incentivo à leitura nos primeiros anos Da infância. Puc-Rio.Br. Retrieved September 1, 2023, Disponível em: https://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/licenciaturas/pibid/download/seminario_pibid_sudeste_201510_cassia_roque.pdf.
SESTARI, P. Ações para incentivar a leitura na Educação Infantil. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/21643/acoes-para-incentivar-a-leitura-na-educacao-infantil.
SILVA, M. L. D. L.; COSTA, M. M. A leitura na educação infantil: uma análise desse processo em uma escola pública de Lucrécia/rn. Anais V SETEPE. Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8083. Acesso em: 31 ago. 2023.
SOARES, S. de J. Pesquisa científica: uma abordagem sobre o método qualitativo. Revista Ciranda – Montes Claros, v. 1, n.3, pp. 168-180, jan/dez-2019. Disponível em: file:///C:/Users/narya/Downloads/ciranda,+1593-5182-13-PB.pdf.
SOUZA, L. O. de; BERNARDINO, A. D. A contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil e ensino fundamental. Educere et Educare, v. 6, n. 12, p. 235-249, jul./dez. 2011. Acesso em: 30 ago. 2023.
TARDELLY, M., et al. A importância da leitura como instrumento eficaz no desenvolvimento cognitivo da criança. Com.Br. Retrieved September 1, 2023, Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2015/TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID809_08092015012135.pdf
VALE, L. M. do. A importância dos contos de fadas para a prática da leitura na Educação Infantil. Lindines, Maria do Vale - 2016. 30 р.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Communitas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, preserving the rights of first publication for the Communitas Magazine. Because they appear in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.