Skip to main navigation menu Skip to main content Skip to site footer

On the agenda

Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: CAMPO EPISTEMOLÓGICO, FORMATIVO E DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O LUGAR DA PEDAGOGIA: espaço de formação do educador (social) crítico

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-5
Submitted
August 30, 2023
Published
2024-04-30

Abstract

A problemática motriz que orienta a investigação e as reflexões produzidas neste artigo buscam demonstrar que as bases epistemológicas da Pedagogia Social, encontram-se alicerçadas em pensadores que compreendem a educação como um espaço para a formação moral, religiosa, não científica e lúdica. Para tanto, apresentamos ao leitor o percurso histórico de constituição da Pedagogia Social e suas bases de sustentação, a partir dos objetivos específicos de: a) caracterizar os fundamentos da Pedagogia Social dos principais referenciais, sendo eles, Pestalozzi, Basedow e Fröebel; e, b) identificar as raízes da formulação da Pedagogia Social na Alemanha e a sua íntima relação com o pensamento de Durkheim; e, finalmente, identificar o seu percurso no Brasil. A fim de atender ao proposto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, o qual obtêm-se como considerações que o percurso da Pedagogia Social está relacionado a momentos históricos de grandes transformações do século XIX e XX, e que se assenta em aspectos religiosos imbuído de um caráter comunitário, que demarcou o processo de sua institucionalização face ao panorama deixado pelas duas grandes guerras do último século. Destarte, desde o início o foco dessa concepção pedagógica foi atender indivíduos/sujeitos em situações de vulnerabilidade, ensejando uma pedagogia caritativa e acrítica que busca conformar o indivíduo para aceitar o seu lugar na luta de classes. Nesse aspecto, o texto defende a formação do profissional que atua na área social como Pedagogo ou Educador nos Cursos de Pedagogia, já que é nesta formação que os profissionais podem compreender os fundamentos teóricos de uma educação crítica e socialmente posicionada.

References

  1. ANGOTTI, Maristela. O trabalho docente na pré-escola: revisitando teorias e descortinando práticas. São Paulo: Pioneira, 2002. (2002).
  2. ARCE, Alessandra. A Pedagogia na “Era das Revoluções”: uma análise do pensamento de Pestalozzi e Froebel. Campinas, SP: Autores Associados, 2002. (2002).
  3. BEHRING, Elaine Rossetti; BOSCHETTI, Ivanete. Política social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2008. (2008).
  4. CARIDE, José Antonio Gómez. Las fronteras de la Pedagogía Social: perspectivas científicas e histórica. Cidade: Gedisa, 2004. (2004).
  5. CARVALHO, Adalberto Dias de; BAPTISTA; Isabel Maria de Carvalho; PINTO, Umberto de Andrade. Ciências da Educação, Pedagogia e Pedagogia Social: inter-relações epistemológicas. In: PIMENTA, Selma Garrido; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Pedagogia: teoria, formação, profissão. Cortez, 2021 (Edição do Kindle). (2021).
  6. COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Editora Moderna, 1997. p. 59 - 95. (1997).
  7. COSTA, Nayara de Souza. Educação não escolar e o espaço de atuação do pedagogo na socioeducação do Amazonas. (Relatório de pesquisa). (TCC, Pedagogia). Orientadora Dra. Maria Nilvane Fernandes. Manaus: UFAM, 2022. (2022).
  8. DÍAZ, Andrés Soriano. Uma aproximação à Pedagogia-Educação Social. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 7, n.7, p. 91-104, set. 2006. Acesso em: 12 jan. 2022. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/801. (2006).
  9. FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia como ciência da educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2008. (2008).
  10. FICHTNER, Bernd. Pedagogia Social e Trabalho Social na Alemanha. In: SILVA, Roberto da; NETO, João Clemente de Souza; MOURA, Rogério (Orgs.). Pedagogia Social. 4 ed. São Paulo: Expressão e Arte, 2020. (2020).
  11. HOBSBAWN, Eric John Ernest. A era dos impérios 1975-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. (1988).
  12. LARROYO, Francisco. História geral da pedagogia. Trad. Luiz Aparecido Caruzo. 10. ed. aum. 2.v. São Paulo: Mestre Jou, 1970. (1970).
  13. LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2009. (2009).
  14. MACHADO, Érico Ribas; RODRIGUES. Marli de Fátima; SEVERO, José Leonardo de Lima. Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social no Brasil: entrecruzamentos, tensões e possibilidades. Interfaces Científicas – Educação. v3, n.1, p. 11-20, out. 2014. (2014).
  15. MARX, Karl. Sobre a questão judaica: inclui as cartas de Marx a Ruge publicadas nos Anais Franco-Alemães. [1843]. Trad. Nélio Schneider e Wanda Caldeira Brant. São Paulo: Boitempo, 2010. (Col. Marx-Engels). (2010).
  16. MENDIZÁBAL, Maria Rosario Limón. La pedagogía social: una disciplina básica en la sociedad actual. Revista Holos. Rio Grande do Norte, v.5, p. 52-69, ju./jul. 2016. Acesso em: 24 jun. 2023. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4729. (2016).
  17. MONROE, Paul. História da educação. Trad. de Idel Becker. 19. ed. São Paulo: Nacional, 1988. (Atualidades pedagógicas, v. 34). (1988).
  18. PESTALOZZI, Johann Heinrich. Carta de Stans: carta de Pestalozzi a um amigo, sobre sua permanência em Stans. INCONTRI, Dora. Pestalozzi: educação e ética. São Paulo: Scipione, 1997. (Pensamento e ação no magistério). p. 140-158. (1997).
  19. RIBOULET, Louis. História da pedagogia. Trad. Justino Mendes. São Paulo: FTD, 1951. (1951).
  20. RYYNÃNEN, Sana. Os fundamentos de uma pedagogia social crítica. Revista Interfaces Científicas, Aracaju, v.3, n..1, p. 45 – 56, jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view%20File/1632/979. Acesso em: 20 jun. 2023. (2014).
  21. SANT´ANNA, Micheline Medeiros dos Santos; FLANDOLI, Beatriz Rosália Gomes Xavier. Educação Social – Pedagogia Social: origem, conceitos e contradições com a Pedagogia Escolar. In: SILVA, Anderson Lincoln Vital da (Org.). Estudo em Ciências Humanas e Sociais. Belo Horizonte, MG: Poisson, 2021. p. 30-38. (2021).
  22. SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP: Autores Associados, 2020. (2020).
  23. SILVA, Roberto da; NETO, João Clemente de Souza; MOURA, Rogério (Orgs.). Pedagogia Social. 4 ed. São Paulo: Expressão e Arte, 2020. (2020).
  24. SUCHODOLSKI, Bogdan. A Pedagogia e as grandes correntes filosóficas. 5. ed. Lisboa: Livros Horizonte, 2000. (2000).
  25. ZANELLA, Maria Nilvane; LARA, Angela; CABRITO, Belmiro. Educação Social e popular na educação de jovens e adultos: a atuação dos organismos internacionais. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, 2018, v. 42, n. 42, p. 76-87. Acesso em: 30 ago. 2022. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/349/34958008007/34958008007.pdf. (2018).
  26. ZANELLA, Nilvane Maria. Da institucionalização de menores à desinstitucionalização de crianças e adolescentes: os fundamentos ideológicos da extinção da FUNABEM como solução neoliberal. 586 f. Tese de Doutorado em Educação – Universidade Estadual de Maringá. Orientadora: Prof.a Dra. Angela Mara de Barros Lara. Maringá, 2018. (2018).