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Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: CAMPO EPISTEMOLÓGICO, FORMATIVO E DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

ANÁLISE DA PRODUÇÃO TEÓRICA DA PEDAGOGIA JURÍDICA (2015-2023)

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-11
Submitted
August 28, 2023
Published
2024-04-30

Abstract

Nos últimos anos os tribunais de justiça do Brasil têm se constituído em um importante espaço de atuação de Pedagogos e Pedagogas, inaugurando assim, uma área de conhecimento ainda em construção que vem sendo denominada de Pedagogia Jurídica. A conceituação, em elaboração, se originou a partir da necessidade dos profissionais da Pedagogia que atuam no sistema de justiça, de refletir sobre suas práticas. O intercâmbio teórico entre tais profissionais tem resultado, dentre outras coisas, na produção teórica sobre esse campo de atuação, principalmente na última década. Assim, por meio da pesquisa bibliográfica, atividade realizada durante o estágio supervisionado em Pedagogia, intentamos conceituar o termo “Pedagogia Jurídica”, identificando suas bases teóricas, discorrendo sobre a atuação dos Pedagogos e Pedagogas nos tribunais brasileiros, a partir da produção teórica desses profissionais.

Palavras-chave: Educação; Pedagogia; Pedagogia Jurídica.

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