Skip to main navigation menu Skip to main content Skip to site footer

On the agenda

Vol. 7 No. 15 (2023): CULTURA MATERIAL NOS MÚLTIPLOS CONTEXTOS SOCIAIS

PROCESSO HISTÓRICO DE FORMAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DO RESTAURANTE CENTRAL DOS ESTUDANTES (CALABOUÇO)

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.15-7
Submitted
March 29, 2023
Published
2023-11-06

Abstract

O objetivo deste artigo é apresentar uma genealogia do Restaurante Central dos Estudantes, o Calabouço, tendo como foco o período que antecede o golpe de 1964. Destaca-se que foi nesse restaurante que houve o assassinato do estudante Edson Luís, em 1968, durante, pois, o período da ditadura (1964-1985). Tal fato desencadeou uma série de protestos contra o regime, incluindo a conhecida Marcha dos 100 Mil. Portanto, a proposta deste texto é apresentar tal restaurante como um lugar de memória da efetiva participação dos estudantes na vida política brasileira a partir da II Guerra Mundial. O texto foi escrito a partir de fontes primárias, tendo como metodologia a reconstrução histórica do período, com análise documental. Concluiu-se que os estudantes brasileiros foram centrais na construção de uma política pública de segurança alimentar.

References

  1. ARAÚJO, Maria Paula. Memórias estudantis, 1937-2007: da fundação da UNE aos nossos dias. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2007.
  2. CENTRO Acadêmico Luiz Carpenter – Calc. Direito Uerj, Rio de Janeiro, [20--]. Disponível em: http://www.direito.uerj.br/calc/. Acesso em: 10 jul. 2020.
  3. CERVO, A. L.; BUENO, C. História da política exterior do Brasil. São Paulo: Ática, 1992.
  4. NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Tradução: Yara Aun Khoury. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP, São Paulo, 1981.
  5. PECEQUILO, Cristina Soreau. A política externa dos Estados Unidos: contribuições de mudanças? 3. ed. Porto Alegre: Ed da UFRGS, 2011.
  6. POERNER, Arthur José. O poder jovem: história da participação política dos estudantes brasileiros. 5. ed. Rio de Janeiro: Brooklin, 2004.