RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO/FAMÍLIA NO ATENDIMENTO ESCOLAR DE ALUNOS COM TDAH EM RIO BRANCO/ACRE
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.7.17-3Keywords:
atendimento escolar, escola inclusiva, estudantes com TDAHAbstract
Este estudo tem como objetivo apresentar uma análise sobre a relação entre os conhecimentos científicos e os conhecimentos adquiridos das experiências dos professores do ensino fundamental no trato com os alunos com Transtorno do Déficit de Atenção Hiperatividade – TDAH – na sala de aula regular. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória - descritiva, realizada com o uso da revisão bibliográfica e da pesquisa de campo em 03 escolas da rede estadual de ensino fundamental, anos iniciais (1º ao 5º), em que se aplicou um questionário fechado e uma entrevista semiestruturada a 19 professores. A análise dos dados deu-se por meio da técnica de Análise de Conteúdo com referência em Bardin (2011). Os resultados mostram que os participantes compreendem que o principal sintoma do TDAH são os baixos níveis de atenção. O Estado do Acre reconhece a existência do transtorno, mas não o identifica, não o contabiliza no próprio sistema de monitoramento e avaliação, corroborando com o processo de invisibilidade destes estudantes. Além disso, constata-se que ter a família como parceira da escola e dos professores é desejável para o sucesso acadêmico, principalmente dos alunos que são público-alvo da Educação Especial. Conclui-se que não há um diferencial no atendimento a estes estudantes que, assim como os demais alunos que são público-alvo da Educação Especial, podem ter profissionais de apoio especializado e atividades diferenciadas/adaptadas.
References
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed.; M. I. C. Nascimento, Trad. Porto Alegre, RS: Artmed, 2014.
ACRE (Estado). Lei n.º 3.112 de 29 de dezembro de 2015. Dispõe sobre a identificação, o diagnóstico, acompanhamento integral e atendimento educacional escolar para estudantes da educação básica com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH. Disponível em: http://www.al.ac.leg.br/leis/wp-content/uploads/2016/02/Lei3112.pdf
ACRE (Estado). Instrução Normativa Nº. 001 de 30 de janeiro de 2018. Regulamenta diretrizes pedagógicas e administrativas sobre o atendimento educacional especializado, no âmbito da educação básica no Estado do Acre. Disponível em: https://www.escavador.com/diarios/612207/DOEAC/unico/2018-02-05?page=6 Acesso
BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, jan. 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf
BRASIL. Lei 14.254 de 30 de novembro de 2021. Dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.254-de-30-de-novembro-de-2021-363377461
BENCZIK, Edvleine Belline Peroni. Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade: atualização diagnóstica e terapêutica: um guia de orientações para profissionais. Edyleine Belline Peroni Benezik; colaboradores Luis Augusto P. Rohde, Marcelo Schimith. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.
CARDOSO, Diana Maria Pereira. O fazer pedagógico diante do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade no contexto escolar. In: DÍAZ, Félix. (org.). et al. Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2009.
CAVALCANTI, Ana Maria Leite. NETO, Geraldo Bezerra Cavalcanti. Dificuldades para a aprendizagem ou transtornos específicos da aprendizagem? In: MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. (Org). Desafios da inclusão escolar. [recurso eletrônico] Lúcia de Araújo Ramos Martins, organizadora. – João Pessoa: Ideia, 2021.
GREEN, Christopher; CHEE, Kit. Filhos Inquietos. São Paulo, SP: Editora Fundamento Educacional Ltda, 2015.
MATTOS, Paulo Eduardo Luiz de. Dificuldade Específica de Aprendizagem – TDAH: como identificar e gerenciá-la. In: OLIVEIRA, Gislene de Campos. (Org). et. al. Educar Crianças, grandes desafios: como enfrentar? Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
OLIVEIRA, Gislane de Campos. Relação entre pais e filhos: Como enfrentar a birra e colocar limites. In: OLIVEIRA, Gislene de Campos. (Org). et al. Educar Crianças, grandes desafios: como enfrentar? Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
ROTTA, Newra Tellechea. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: Aspectos Clínicos. In: OHWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar dos Santos; ROTTA, Newra Tellechea. Transtornos da Aprendizagem: uma abordagem neurobiológica e Multidisciplinar. [recurso eletrônico] / Organizadores, Newra Tellechea Rotta, Lygia Ohlweiler, Rudimar dos Santos Riesgo. 2. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2016.
SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes inquietas: TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade / Ana Beatriz Barbosa Silva. 4. ed. São Paulo: Globo, 2014.
TEIXEIRA, Gustavo. Desatentos e hiperativos [recurso eletrônico]: manual para alunos, pais e professores / Gustavo Teixeira. - 1. ed. - Rio de Janeiro: BestSeller, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Communitas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, preserving the rights of first publication for the Communitas Magazine. Because they appear in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.