Skip to main navigation menu Skip to main content Skip to site footer

Articles

Vol. 6 No. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA

HOJE, VOCÊ NÃO VOLTARÁ SOZINHO: proposta fílmica para trabalhar a diversidade no ensino médio

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.6.13-13
Submitted
July 14, 2022
Published
2022-08-02

Abstract

O presente artigo propõe uma reflexão sobre as formas de representação da diversidade humana na produção fílmica Hoje eu quero voltar sozinho (RIBEIRO, 2014) como instrumento educacional para o ensino médio acerca da questão das identidades e diferenças. Tem como objeto de estudo uma análise qualitativa que traz à baila a relação homossexual entre dois personagens no contexto escolar e suas implicações. Ademais, o filme oferece ampla possibilidade para o debate sobre educação inclusiva, homossexualidade e deficiência visual. A abordagem apresentada neste estudo permitiu novas aproximações dessas temáticas e deixou amplo campo simbólico, favorecendo a criação de ações educacionais para mitigar toda e qualquer forma de preconceito relativo à diversidade humana

References

  1. BAUER. Martin W.; GASKELL, George. (Org..). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Trad. Pedrinho A. Guareschi. 11. ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 2013.
  2. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Presidência da República. Brasília, 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso: 07 jul. 2022.
  3. BRASIL. Lei nº 13.415/2017. Novo Ensino Médio. Presidência da República. Brasília, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm Acesso: 10 jul. 2022.
  4. CAMELO, Bruno. Hoje eu quero voltar sozinho. Adoro Cinema. [Online], S/d. Disponível em: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-224664/ Acesso: 14 jul. 2022.
  5. COSTA, Wendell Marcel Alves; SANTOS JÚNIOR, Wilson Camerino dos Santos Junior. Até quando nossos alunos voltarão sozinhos? Discutindo diversidade, educação e inclusão. Anais... Disponível em: http://www.gepsexualidades.com.br/resources/anais/4/1404692674_ARQUIVO_Ate_quando_nossos_alunos_voltarao_sozinhos_-_texto_completo.pdf Acesso: 14 jul. 2022
  6. DERING, Renato de Oliveira. A cultura de massa em diálogo com questões de teorias literárias. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais. 2012. Disponível em: https://www.locus.ufv.br/bitstream/123456789/4860/1/texto%20completo.pdf Acesso: 14 jul. 2022.
  7. DERING, Renato de Oliveira; FILLETI, Elisandra. As novas mídias e as práticas educativas: literatura e cinema em ambiente escolar. E-scrita: Revista do curso de Letras da UNIABEU, Nilópolis, v.4, n.2, p. 246-257, 2013. Disponível em: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/624 Acesso: 14 jul. 2022.
  8. DERING, Renato de Oliveira. “Linguagem, cinema e educação: reflexões didático-metodológicas”. In: SCHÜTZ, Jenerton Arlan; DERING, Renato de Oliveira. (Org.). Entremeios educacionais: perspectivas teórico-metodológicas na/da formação do sujeito. São Carlos: Pedro e João Editores, 2019.
  9. DERING, Renato de Oliveira; GANDRA, Gustavo Henrique. Análise da concepção de Direitos Humanos na BNCC em uma perspectiva decolonial. Revista Leia Escola. v. 22, n. 1, abril, 2022. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/view/2379/pdf Acesso: 14 jul. 2022.
  10. FERREIRA, Pedro Barcellos. Eu não quero voltar sozinho: a representação audiovisual da homossexualidade em ambiente escolar. 74f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Comunicação Social). UFSM/CCSH, Santa Maria, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/1985/Ferreira_Pedro_Bacellos.pdf?isAllowed=y&sequence=1 Acesso: 10 jul. 2022.
  11. FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
  12. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
  13. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 37. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
  14. LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
  15. RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante: cinco lições sobre a Emancipação Intelectual. Tradução de Lílian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
  16. RESENDE, Viviane de Melo. Análise de discurso crítica e realismo crítico: implicações interdisciplinares. Campinas, São Paulo: Pontes, 2009.
  17. RIBEIRO, Daniel. Eu não quero voltar sozinho. [Curta-metragem]. Direção de Daniel Ribeiro. São Paulo: Lacuna Filmes, 2010.
  18. RIBEIRO, Daniel. Hoje eu quero voltar sozinho. DVD. Direção de Daniel Ribeiro. São Paulo: Vitrine Filmes, 2014.
  19. ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. São Paulo: José Olympio, 1986.
  20. SANTOS, Geovanna Coelho dos; DERING, Renato de Oliveira. “O cinema como produtor de conhecimento em sala de aula”. In. SKRSYPCSAK, Daniel; SCHÜTZ, Jenerton Arlan (Org.). Debates contemporâneos em educação. São Paulo: Dialogar, 2018.
  21. SILVA, Eduardo Dias da. Sequência didática para aquisição de português como segunda língua para estudantes surdos: uma proposta. Entrepalavras, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 168-181, jul. 2016. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/606 Acesso: 10 jul. 2022. doi:http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.6.6.1.168-181.
  22. SILVA, Eduardo Dias da; SOUZA-DIAS, Romar. Letramento racial mediado pela literatura infantojuvenil na educação básica. Revista InterteXto, Uberaba, v. 10, n. 2, p. 1-18, 2017. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/ 2424/2748 Acesso: 10 jul. 2022.
  23. SILVA, Eduardo Dias da GUEDES, Sônia Margarida Ribeiro. Escola inclusiva e seus mo(vi)mentos teóricos e práticos na contribuição da aprendizagem de alunos surdos. Revista Anhanguera, Goiânia v.18, n. 1, jan/dez. p. 1-14, 2017, Disponível em https://anhanguera.edu.br/wp-content/uploads/01_escola_inclusiva_e_seus_movimentos_teori.pdf Acesso: 10 jul. 2022.
  24. SILVA, Eduardo Dias da; GURGEL, Isabella Vasconcelos; NASCIMENTO, Juscelino Francisco do. O professor crítico-reflexivo na implementação da Educação Inclusiva. Revista Forproll. Diamantina, v. 01, n. 02, p. 42-59, jul./dez. 2017. Disponível em: https://forproll.com/wp-content/uploads/2017/11/FORPROLL_Vol_1_n_02-Versao_Finall-44-61.pdf Acesso: 07 jul. 2022.
  25. SILVA, Eduardo Dias da. No jardim das leituras: similitudes e diferenças entre o lido e o vivido pelas formadoras de leitores do Distrito Federal: o caso da pós-graduação em Literatura da Universidade de Brasília. 140f. Tese (Doutorado em Literatura). UnB/IL/LET/PósLIT. Brasília, 2020. Disponível em https://repositorio.unb.br/handle/10482/40755 Acesso: 07 jul. 2022.
  26. SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 9 ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 2009.