Skip to main navigation menu Skip to main content Skip to site footer

Articles

Vol. 4 No. 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO

ABORDAGENS DE PESQUISA E COLETA DE DADOS: Em foco trabalhos do eixo políticas públicas e financiamento da educação – XXVII simpósio nacional de política e administração da educação

Submitted
October 8, 2021
Published
2020-05-20

Abstract

A Associação Nacional de Política e Administração da Educação figura desde sua criação em 1961 como uma instituição que contribui com a produção e disseminação de trabalhos, pesquisas e estudos em educação. A instituição realiza desde sua fundação o Simpósio Nacional de Política e Administração da Educação. Este artigo tem como finalidade identificação e análises das abordagens de pesquisa e dos instrumentos de coletas de dados utilizados majoritariamente nos trabalhos que tratam de financiamento da educação no eixo políticas públicas e financiamento da educação do XVIII Simpósio Nacional de Políticas e Administração da Educação. Para o alcance deste objetivo analisaremos vinte e dois trabalhos do eixo políticas públicas e financiamento, que tratam especificamente da temática financiamento da educação. Como aportes teóricos utilizaremos autores das áreas para embasar as discussões sobre as categorias: abordagens de pesquisa e instrumentos de coleta de dados. Quanto a metodologia este artigo se utiliza de aspectos das abordagens qualitativas e quantitativas, sendo assim utilizado uma abordagem quali-quanti ou mista. Pode-se observar que os trabalhos analisados de forma majoritária não especificam a abordagem que utilizam, um espelho disto também ocorre quando se trata dos instrumentos de coleta de dados utilizados pelos autores dos trabalhos.

References

  1. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO: Estado, Políticas e gestão da educação: Tensões e agendas em (des)construção, 28. : 2017 : João Pessoa, PB. Anais (recurso eletrônico).
  2. FONSECA. J. J. S. Metodologia da pesquisa cientifica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. Disponível em: http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/lapnex/arquivos/files/Apostila_-_METODOLOGIA_DA_PESQUISA%281%29.pdf.
  3. GAMBOA, S. S. QUANTIDADE-QUALIDADE: para além de um dualismo técnico e de uma dicotomia epistemológica. In: SANTOS FILHO, J. C. ; GAMBOA, S. S. Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 4ed. p. 84-107, 2013.
  4. GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
  5. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.
  6. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
  7. MINAYO, M. C. de L. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 21ed. 2002.
  8. PRODANOV, C.C; FREITAS, E.C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª ed. Universidade Feevale – Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, 2013. Disponível em: http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E- book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf
  9. SANTOS FILHO J.C. Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa: o desafio paradigmático. In: SANTOS FILHO, C. GAMBOA, S. S. Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 4ed. São Paulo: Cortez, p.13 -59, 2013.