Possui formação inicial em Letras pela Universidade Federal do Acre (1998), Especialização em Psicopedagogia (FIVE: 2003), MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV: 2010), Mestre em Educação (UFAC: 2016). Doutoranda em Letras pelo Programa Linguagem e Identidade da Ufac desde 2018. Membro do GEPPEAC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, Gestão Escolar, Trabalho e Formação Docente da Universidade Federal do Acre, desde 2014 e membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos sobre Culturas, Linguagens e Educação - GIPECLE desde 2018. Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Acre, desde 2014 e Professora convidada do PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores (UFAC) desde 2016. Professora da Educação Básica na área de Língua Portuguesa desde 1997.
Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP.Possui mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Acre (1994), especialização em planejamento educacional pela Universidade Federal do Acre (1986), e aperfeiçoamento em Administração Universitária pela Universidade Federal do Amazonas (1994), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1981). Ministra aulas no Ensino Superior no Mestrado de Letras: Linguagem e Identidade da UFAC nos componentes curriculares Seminário de Pesquisa; Cultura, Educação e Práticas Educaticas e nos Cursos de Pedagogia e Letra:português nas disciplinas Didática Geral, Teoria do Currículo, Currículo: organização e prática e Sociologia da Educação; Didática do ensino superior e Organização do Trabalho Pedagógico em cursos de Especialização. Foi Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal do Acre no período de 2004-2007. Coordena o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos sobre Culturas, Linguagens e Educação - GIPECLE. É membro do grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, Gestão Escolar, Trabalho e Formação Docente-UFAC e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade - GEPI/PUC-SP, filiados ao CNPq e outras Instituições Internacionais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade, formação de professor, gênero, currículo, magistério, gestão, e professor (a) reflexivo (a), professor (a) pesquisador (a). Atualmente, mesmo aposentada, compõe o quadro de professores permanente do Mestrado em Letras: Linguagem e identidade da Universidade Federal do Acre, desenvolvendo pesquisas no campo das políticas públicas de currículo, de avaliação e da formação de docente.
This article analyses aspects of three High School oficial curricular documents of Education, Culture and Sports Department of Acre State [Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Acre] - SEE/AC or adopt by this state unit. The objects of this analysis are the Youth School Operational Directives [Diretrizes Operacionais da Escola Jovem] (ACRE, 2016); Curricular Orientations Guideline for High School [Cadernos de Orientações Curriculares para o Ensino Médio] (ACRE, 2010) and the Achievement Methodology Guideline of the Diversified Section [Caderno de Metodologias de Êxito da Parte Diversificada] of the Curriculum of the Institute Co-responsibility for Education [Currículo do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação] - ICE (ICE, 2015b). Our main goal is to exam the curricular picturing from the adopted perspective by these documents. In the analysis, we mainly dialogue with theoretical tracks of Hall (1997), Foucault (2000), Laclau e Mouffe (2004; 2010), Canclini (1997) and with the following critical thinkers: Candau (1999), Lopes (2001), Freitas (2012), Veiga-Neto (2000; 2003), Lopes e Macedo (2011), Ball, Bowe e Gold (1992), Arroyo (2017), Silva (1995). We aimed to analyse the focused documents, making an exegesis between emerging aspects from them, trying to detect different characteristics in which we can point out as the promised news in the undertaken discourses in Youth Schools of Acre State. Starting from these analysed documentation, we didn’t find discontinuities or ruptures with the curricular picturing announced in the first and second document. Otherwise, we saw a “newer” dressing, in the visual and aesthetic perspective direction, as well as attractive out of a redemptional and salvational discourse in order to promote a transformation on the students lives. We have observed that there are displacements on the curricular comprehension, above all because both enforce the work from competences, in a prescriptive way and sustained by the establishment.
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