On the agenda
Vol. 4 No. 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO
“QUEDA LIVRE” E AS INTERAÇÕES DOS ADOLESCENTES NAS REDES SOCIAIS: : ALGUMAS APROXIMAÇÕES
-
Submitted
-
September 22, 2019
-
Published
-
2021-04-02
Abstract
: Os adolescentes estão muito presentes nas redes sociais. Vários têm uma página pessoal no Facebook e a acessam frequentemente. Pensar a relação dos estudantes com o referido site é interesse desse texto. Para tanto, realizamos conversas sobre as suas interações no Facebook, como também, apresentamos uma produção audiovisual contemporânea que põe em evidência as interações sociais a partir da internet. O episódio “Queda livre” (2016) da série “Black Mirror” (2011), apresenta a personagem Lacie, uma jovem mulher sedenta por boas avaliações na rede em busca de popularidade e boa reputação no mundo virtual. O episódio foi analisado por nós e, posteriormente, apresentado para três turmas de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Canoas-RS. Após assistirem ao episódio realizamos e gravamos em áudio conversas a respeito da narrativa. Com a análise das discussões foi possível perceber que os estudantes entenderam a forma caricaturada que o episódio põe em evidência a relação das pessoas com o mundo virtual. Assim, assistir ao episódio da série e problematizá-lo no ambiente escolar proporcionou interessantes discussões sobre as interações dos adolescentes no ambiente virtual. Além de chamar atenção para as novas possibilidades de sociabilidades a partir das interações online.
References
ALMANSA-MARTÍNEZ, Ana; FONSECA, Oscar & CASTILLO, Antonio. Social Networks and Young People. Comparative Study of Facebook between Colombia and Spain. [Redes sociales y jóvenes. Uso de Facebook en la juventud colombiana y española]. Comunicar, 40, 2013, p.127-135. https://doi.org/10.3916/C40-2013-03-03
BOURDIEU, Pierre. The forms of capital. In: Richardson JG (ed.) Handbook of Theory And Research for the Sociology of Education. New York: Greenwood, p. 241–258, 1986.
BOYD, Dannah. It’s complicated: the social lives of networked teens. New Haven: Yale University Press, 2014. Disponível em: http://www.danah.org/books/ItsComplicated.pdf
COUTO, Edvaldo S., Pedagogias das conexões. In: SANTOS, Edméa e PORTO, Cristiane. Facebook e Educação: Publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, 2014.
ELISSON, N. et al. With a Little Help From My Friends: How Social Network Sites Affect Social Capital Processes. In: Papacharissi, Z. (org.), A Networked Self. New York: Routledge, 2011.
GLADWELL, M. The tipping point: how little things can make a big difference. Boston: Back Bay Books, 2002.
HILLER, Marcos Roberto. “Modos de apresentação de si no Facebook: construção da identidade de jovens estudantes em um site de rede social digital”. 97f. Dissertação (Dissertação de Mestrado ) São Paulo, ESPM, 2014.
LEMOS, André. Isso (não) é muito Black Mirror: passado, presente e futuro das tecnologias de comunicação e informação. – Salvador. EDUFA, 2018.
MEDEIROS, Rosana F. de. “Os adolescentes e os aparelhos celulares: visualidades contemporâneas”. 201f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRGS, Porto Alegre, 2018.
POUNDERS, K., KOWALCZYK, C. M.; STOWERS, K. Insight into the motivationof selfie postings: impression management and self-esteem. Eur. J. Mark. 50,1879–1892, 2016.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
ROSA, Ana Carolina Pereira da Silva; FERREIRA, Helenice Mirabelli Cassino; OSWALD, Maria Luiza Magalhães Bastos. Práticas culturais juvenis: máscaras contemporâneas. Revista da FAEEBA, Salvador, v. 19, n. 33, p. 215-227, jan./jun. 2010.