Skip to main navigation menu Skip to main content Skip to site footer

Articles

Vol. 1 No. 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!

<b>AVALIAÇÃO: UM DOS TERMÔMETROS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM</b>

Submitted
March 29, 2017
Published
2017-06-15

Abstract

O presente artigo tem como foco central a perspectiva de evidenciar a avaliação da aprendizagem como um dos termômetros do processo para a construção do conhecimento, desconstruindo a ideia que a avaliação é o fim do processo, mas entendendo que esta, na verdade, é o pilar central de todo o procedimento ensino-aprendizagem. Tem como objetivo mostrar a metodologia aplicada, os recursos e as estratégias utilizadas dos docentes do Curso de Letras Inglês, da Universidade Federal do Acre, Campus Floresta, na elaboração de atividades avaliativas ou não, para melhoria da qualidade da aprendizagem dos discentes. Como método foi utilizado a abordagem qualitativa, com pesquisa documental e bibliográfica tendo como objeto de estudo os planos de ensino, com o propósito de analisar os critérios de avaliação adotados pelos docentes do referido curso. A partir da análise, verificou-se a importância de não dar prioridade somente a um modelo de instrumento para avaliar, mas adotar outros subsídios para escolher critérios de avaliação que mais incentivam o aprendizado e o desenvolvimento dos discentes, concluindo-se que o professor no ato de avaliar deve analisar as particularidades dos alunos, incluindo os mesmos no processo e que os resultados não podem ser usados como o único referencial e sob parâmetros definidos de seleção.  


Evaluation: one of the thermometers of the teaching-learning process

Abstract:  The present article present as central focus the perspective of evidencing the evaluation of learning as one of the thermometers of the process for the construction of knowledge, deconstructing the idea that evaluation is the end of the process, but understanding that this is, in fact, the pillar the whole teaching-learning procedure. It aims to show the applied methodology, resources and strategies used by professors of the English Language Course, Federal University of Acre, Campus Floresta, in the elaboration of evaluation activities or not, to improve the quality of student learning. As a method the qualitative approach was used, with documentary and bibliographic research which has the object of study the teaching plans, with the purpose to analyze the evaluation criteria adopted by the professors of mentioned course. From the analysis, it was verified the importance of not giving priority to a only model of instrument to evaluate, but to adopt other subsidies to choose evaluation criteria that more encourage the learning and the development of the students, concluding that the teacher in the evaluate act should analyze the particularities of the students, including ones in the process and the results can not be used as the only referential and under defined selection parameters.

Keywords: Evaluation, central pillar, teaching-learning.


Evaluación: uno de los termómetros del proceso enseñanza/aprendizaje

Resumen:  El presente artículo tiene como foco central la perspectiva de evidenciar la evaluación del aprendizaje como uno de los termómetros del proceso para la construcción del conocimiento, desconstruyendo la idea que la evaluación es el fin del proceso, y entendiendo que esta, en verdad, es el pilar central de todo el procedimiento enseñanza/aprendizaje. Objetiva señalar la metodología aplicada, los recursos y las estrategias utilizadas por los docentes del Curso de Letras Inglés, de la Universidad Federal de Acre, Campus Floresta, en la elaboración de actividades evaluativas o no, para mejora de la calidad del aprendizaje de los dicentes. Como método se utilizó el abordaje calitativo, con investigación documental y bibliográfica teniendo como objeto de estudio los planes de enseñanza, con el propósito de analizar los criterios de avaluación adoptados por los docentes del referido curso. A partir del análisis, se verificó la importancia de no priorizar solamente a un modelo de instrumento para evaluar, sino también adoptar otros subsidios para elegir criterios de evaluación que más incentivan el aprendizaje y el desarrollo de los dicentes, concluyendo que el profesor en la acción de evaluar debe analizar las particularidades de los alumnos, incluyéndolos en el proceso y que los resultados no pueden ser utilizados como el único referencial y bajo parámetros definidos de selección.

Palabras claves: Evaluación, pilar central, enseñanza/aprendizaje.

References

  1. Referências
  2. BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi/Zygmunt Bauman. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 2005.
  3. CAVALCANTE, J. M de Oliveira; UCHÔA, J. M. Souza; QUEIROZ, R. N. de; ALVES, S. M. Januário. Projeto de reformulação do curso de letras. Língua inglesa e respectivas literaturas. Licenciatura Plena. Cruzeiro do Sul: Universidade Federal do Acre, 2009.
  4. FERNANDEZ, Alicia. A inteligência Aprisionada Abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
  5. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.
  6. HAYDT. Regina Cazaux. Avaliação do processo de Ensino-Aprendizagem. 6 ed. São
  7. Paulo: Editora Ática, 2008.
  8. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 19. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
  9. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação: Concepção Dialética-Libertadora do Processo de Avaliação Escolar. 11. ed. São Paulo: Libertad, 2000.
  10. ______. Celso dos Santos. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança por uma práxis transformadora. 6. ed. São Paulo: Libertad, 2003. (Cadernos Pedagógicos do Libertad; v. 6).
  11. ZABALA, Antonio. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.