Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Dossiê Temático

v. 8 n. 19 (2024): (MULTI)LETRAMENTOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

LITERATURA CANTADA: o uso da música como recurso didático nas aulas de literatura em duas escolas de Ipixuna-Am

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.19-10
Enviado
fevereiro 20, 2024
Publicado
2024-09-27

Resumo

O presente trabalho analisa a música como um recurso didático nas aulas de Literatura, tendo em vista que esta disciplina é parte fundamental no processo de formação discente. A pesquisa parte do seguinte questionamento: como a música, enquanto recurso didático, poderia ser benéfica a aprendizagem dos alunos e favorável ao ensino desse conteúdo? Objetivamos então identificar se a música poderia ser utilizada como uma ferramenta de ensino-aprendizagem durante as aulas de Literatura, analisando de que modo ela pode favorecer o aprendizado dos alunos e por fim, propomos possíveis caminhos para a utilização desse recurso nas referidas aulas. O estudo foi fomentado à luz das discussões dos seguintes teóricos: Jeandot (2002), Loureiro (2003) e Ferreira (2017); e foi desenvolvida mediante coleta de dados bibliográficos em meio digital e impresso e ainda pesquisa de campo, realizada em duas escolas de Ensino Médio de Ipixuna - Amazonas, utilizando o método dialético e abordagem qualitativa, de acordo com os estudos metodológicos de Minayo (2002) e Gil (2014). Por meio desse estudo, constatou-se que a música pode ser explorada de várias formas e o quanto ela é um instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem de Literatura, de forma que ela auxilia na assimilação, memorização e fixação dos conteúdos de forma mais rápida, além de tornar a aula mais dinâmica e prazerosa.

Referências

  1. ALMEIDA, Berenice de. Encontros musicais: Pensar e fazer música na sala de aula. 1. Ed. São Paulo. Melhoramentos. 2011.
  2. AMÁLIO, João. LiteraBrasil: canal do Youtube. Brasil. 2018. Disponível em:
  3. <https://www.youtube.com/channel/UC18PGfTE9wmSQTlm3xeZBOQ/featured>. Acesso em: 17/01/2024.
  4. BANDEIRA, Denise. Materiais Didáticos. Curitiba-PR. IESDE, 2009. Disponível em: < https://www.academia.edu/10850993/Materiais_did%C3%A1ticos>. Acesso em: 24/01/2024.
  5. BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.
  6. CAMPOS, R. S. P. de; CRUZ, A. M. da; ARRUDA, L. B. de S. As paródias no ensino de ciências. V Jornada das Licenciaturas da USP/IX Semana da Licenciatura em Ciências Exatas
  7. - SeLic: A Universidade Pública na Formação de Professores: ensino, pesquisa e extensão. São Carlos, 23 e 24 de outubro de 2014. ISBN: 978-85-87837-25-7. Disponível Em:
  8. <http://vjornadalicenciaturas.icmc.usp.br/CD/EIXO%205/52.pdf>. Acesso em: 15/02/2024
  9. CARMO, Macioni Benjamin do. A linguagem midiática no ensino da Literatura através da música. Monografia. Universidade Federal do Amapá. 2012. Disponível em:
  10. <http://www2.unifap.br/midias/producoes/monografias-2/>.