RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO/FAMÍLIA NO ATENDIMENTO ESCOLAR DE ALUNOS COM TDAH EM RIO BRANCO/ACRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.17-3

Palavras-chave:

atendimento escolar, escola inclusiva, estudantes com TDAH

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar uma análise sobre a relação entre os conhecimentos científicos e os conhecimentos adquiridos das experiências dos professores do ensino fundamental no trato com os alunos com Transtorno do Déficit de Atenção Hiperatividade – TDAH – na sala de aula regular. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória - descritiva, realizada com o uso da revisão bibliográfica e da pesquisa de campo em 03 escolas da rede estadual de ensino fundamental, anos iniciais (1º ao 5º), em que se aplicou um questionário fechado e uma entrevista semiestruturada a 19 professores. A análise dos dados deu-se por meio da técnica de Análise de Conteúdo com referência em Bardin (2011). Os resultados mostram que os participantes compreendem que o principal sintoma do TDAH são os baixos níveis de atenção. O Estado do Acre reconhece a existência do transtorno, mas não o identifica, não o contabiliza no próprio sistema de monitoramento e avaliação, corroborando com o processo de invisibilidade destes estudantes. Além disso, constata-se que ter a família como parceira da escola e dos professores é desejável para o sucesso acadêmico, principalmente dos alunos que são público-alvo da Educação Especial. Conclui-se que não há um diferencial no atendimento a estes estudantes que, assim como os demais alunos que são público-alvo da Educação Especial, podem ter profissionais de apoio especializado e atividades diferenciadas/adaptadas.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

PEREIRA ARAÚJO, J. J.; LOPES DE OLIVEIRA COSTA, A. . RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO/FAMÍLIA NO ATENDIMENTO ESCOLAR DE ALUNOS COM TDAH EM RIO BRANCO/ACRE. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 31–46, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.17-3. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6279. Acesso em: 28 abr. 2024.