O presente artigo tem como objetivo apresentar a visão de Anísio Teixeira no que concerne a formação docente, em especial, uma perspectiva de docente comprometido com as concepções democráticas de sociedade. Para tal empreitada, em sua defesa pela educação para todos, laica e gratuita, e as nuances que deveriam desenvolver a formação do educador comprometido com a proposta de educação como um direito de todos. Nesse sentido, a formação docente deve passar pelo crivo de consolidação de espaço para uma melhor consolidação da proposta educativa. O caminho adotado para essa reflexão envereda por alguns documentos presentes nos arquivos, disponíveis on-line, no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em especial os que falam sobre a formação do professor primário, naquele momento histórico da consolidação do curso normal como via para formação inicial docente. O levantamento mostra que o autor em questão apresenta um grande foco em sua ação frente aos cargos públicos, evidenciando a importância da formação docente, principalmente, no que tange a formação no curso normal e na defesa do professor na importante tarefa do estímulo à ciência como foco do desenvolvimento da nação, articulando empiria e teoria na busca pelo estudante comprometido com a construção do conhecimento científico