HOJE, VOCÊ NÃO VOLTARÁ SOZINHO

proposta fílmica para trabalhar a diversidade no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.6.13-13

Palavras-chave:

diversidade humana, educação básica, ensino médio, filmes

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre as formas de representação da diversidade humana na produção fílmica Hoje eu quero voltar sozinho (RIBEIRO, 2014) como instrumento educacional para o ensino médio acerca da questão das identidades e diferenças. Tem como objeto de estudo uma análise qualitativa que traz à baila a relação homossexual entre dois personagens no contexto escolar e suas implicações. Ademais, o filme oferece ampla possibilidade para o debate sobre educação inclusiva, homossexualidade e deficiência visual. A abordagem apresentada neste estudo permitiu novas aproximações dessas temáticas e deixou amplo campo simbólico, favorecendo a criação de ações educacionais para mitigar toda e qualquer forma de preconceito relativo à diversidade humana

Biografia do Autor

Edu Dias da Silva, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF

Doutora em Literatura (2020) e Mestra em Linguística Aplicada (2014) pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Metodologia no Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2013) e em Administração, Coordenação e Supervisão Escolar pela Faculdade UniBF (2020) e em Docência no ensino de Literatura e em Educação Especial e Inclusiva também pela Faculdade UniBF (2021), Licenciade em Letras - Francês pela Universidade de Brasília (2006), em Português e Inglês pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas de Valparaíso/GO (2017) e em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz - FACIBRA, (2015). Foi Supervisora Acadêmica na área de língua francesa do Programa Permanente de Extensão UnB Idiomas (2009-2014). É pesquisadora no Grupo CNPq GIEL (Grupo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem), membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC) e da Associação de Professores de Francês do Distrito Federal (APFDF). É professora de Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF. Tem-se a Didática de Línguas, os Estudos sobre Oralidade em Língua Estrangeira, Teorias Curriculares, Ensino e aprendizagem de LE/L2, Práticas de Leitura, os Estudos sobre Gêneros Discursivos/Textuais, os (Multi)Letramentos e Transculturalidade em ambientes de ensino-aprendizagem, bem como a Formação de Professores como norteadoras das atividades e interesses de pesquisa e ensino em perspectiva transdisciplinar com a Linguística, a Linguística Aplicada, a Literatura, a Educação e ciências afins. 

Renato de Oliveira Dering, Centro Universitário de Goiás - UNIGOIÁS

Pós Doutor pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG), Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Licenciado em Letras - Português pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É líder/pesquisador no grupo CNPq/FORPROLL) e membro da American Organization of teachers of portuguese (AOTP). Professor Adjunto do Centro Universitário de Goiás (UNIGOIÁS).

Referências

BAUER. Martin W.; GASKELL, George. (Org..). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Trad. Pedrinho A. Guareschi. 11. ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 2013.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Presidência da República. Brasília, 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso: 07 jul. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.415/2017. Novo Ensino Médio. Presidência da República. Brasília, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm Acesso: 10 jul. 2022.

CAMELO, Bruno. Hoje eu quero voltar sozinho. Adoro Cinema. [Online], S/d. Disponível em: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-224664/ Acesso: 14 jul. 2022.

COSTA, Wendell Marcel Alves; SANTOS JÚNIOR, Wilson Camerino dos Santos Junior. Até quando nossos alunos voltarão sozinhos? Discutindo diversidade, educação e inclusão. Anais... Disponível em: http://www.gepsexualidades.com.br/resources/anais/4/1404692674_ARQUIVO_Ate_quando_nossos_alunos_voltarao_sozinhos_-_texto_completo.pdf Acesso: 14 jul. 2022

DERING, Renato de Oliveira. A cultura de massa em diálogo com questões de teorias literárias. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais. 2012. Disponível em: https://www.locus.ufv.br/bitstream/123456789/4860/1/texto%20completo.pdf Acesso: 14 jul. 2022.

DERING, Renato de Oliveira; FILLETI, Elisandra. As novas mídias e as práticas educativas: literatura e cinema em ambiente escolar. E-scrita: Revista do curso de Letras da UNIABEU, Nilópolis, v.4, n.2, p. 246-257, 2013. Disponível em: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/624 Acesso: 14 jul. 2022.

DERING, Renato de Oliveira. “Linguagem, cinema e educação: reflexões didático-metodológicas”. In: SCHÜTZ, Jenerton Arlan; DERING, Renato de Oliveira. (Org.). Entremeios educacionais: perspectivas teórico-metodológicas na/da formação do sujeito. São Carlos: Pedro e João Editores, 2019.

DERING, Renato de Oliveira; GANDRA, Gustavo Henrique. Análise da concepção de Direitos Humanos na BNCC em uma perspectiva decolonial. Revista Leia Escola. v. 22, n. 1, abril, 2022. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/view/2379/pdf Acesso: 14 jul. 2022.

FERREIRA, Pedro Barcellos. Eu não quero voltar sozinho: a representação audiovisual da homossexualidade em ambiente escolar. 74f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Comunicação Social). UFSM/CCSH, Santa Maria, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/1985/Ferreira_Pedro_Bacellos.pdf?isAllowed=y&sequence=1 Acesso: 10 jul. 2022.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 37. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante: cinco lições sobre a Emancipação Intelectual. Tradução de Lílian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

RESENDE, Viviane de Melo. Análise de discurso crítica e realismo crítico: implicações interdisciplinares. Campinas, São Paulo: Pontes, 2009.

RIBEIRO, Daniel. Eu não quero voltar sozinho. [Curta-metragem]. Direção de Daniel Ribeiro. São Paulo: Lacuna Filmes, 2010.

RIBEIRO, Daniel. Hoje eu quero voltar sozinho. DVD. Direção de Daniel Ribeiro. São Paulo: Vitrine Filmes, 2014.

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. São Paulo: José Olympio, 1986.

SANTOS, Geovanna Coelho dos; DERING, Renato de Oliveira. “O cinema como produtor de conhecimento em sala de aula”. In. SKRSYPCSAK, Daniel; SCHÜTZ, Jenerton Arlan (Org.). Debates contemporâneos em educação. São Paulo: Dialogar, 2018.

SILVA, Eduardo Dias da. Sequência didática para aquisição de português como segunda língua para estudantes surdos: uma proposta. Entrepalavras, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 168-181, jul. 2016. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/606 Acesso: 10 jul. 2022. doi:http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.6.6.1.168-181.

SILVA, Eduardo Dias da; SOUZA-DIAS, Romar. Letramento racial mediado pela literatura infantojuvenil na educação básica. Revista InterteXto, Uberaba, v. 10, n. 2, p. 1-18, 2017. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/ 2424/2748 Acesso: 10 jul. 2022.

SILVA, Eduardo Dias da GUEDES, Sônia Margarida Ribeiro. Escola inclusiva e seus mo(vi)mentos teóricos e práticos na contribuição da aprendizagem de alunos surdos. Revista Anhanguera, Goiânia v.18, n. 1, jan/dez. p. 1-14, 2017, Disponível em https://anhanguera.edu.br/wp-content/uploads/01_escola_inclusiva_e_seus_movimentos_teori.pdf Acesso: 10 jul. 2022.

SILVA, Eduardo Dias da; GURGEL, Isabella Vasconcelos; NASCIMENTO, Juscelino Francisco do. O professor crítico-reflexivo na implementação da Educação Inclusiva. Revista Forproll. Diamantina, v. 01, n. 02, p. 42-59, jul./dez. 2017. Disponível em: https://forproll.com/wp-content/uploads/2017/11/FORPROLL_Vol_1_n_02-Versao_Finall-44-61.pdf Acesso: 07 jul. 2022.

SILVA, Eduardo Dias da. No jardim das leituras: similitudes e diferenças entre o lido e o vivido pelas formadoras de leitores do Distrito Federal: o caso da pós-graduação em Literatura da Universidade de Brasília. 140f. Tese (Doutorado em Literatura). UnB/IL/LET/PósLIT. Brasília, 2020. Disponível em https://repositorio.unb.br/handle/10482/40755 Acesso: 07 jul. 2022.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 9 ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 2009.

Downloads

Publicado

2022-08-02

Como Citar

SILVA, E. D. da; DERING, R. de O. HOJE, VOCÊ NÃO VOLTARÁ SOZINHO: proposta fílmica para trabalhar a diversidade no ensino médio. Communitas, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 170–179, 2022. DOI: 10.29327/268346.6.13-13. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6184. Acesso em: 26 abr. 2024.