ABORDAGENS DE PESQUISA E COLETA DE DADOS

Em foco trabalhos do eixo políticas públicas e financiamento da educação – XXVII simpósio nacional de política e administração da educação

Autores

Palavras-chave:

abordagem de pesquisa, coleta de dados, financiamento da educação

Resumo

A Associação Nacional de Política e Administração da Educação figura desde sua criação em 1961 como uma instituição que contribui com a produção e disseminação de trabalhos, pesquisas e estudos em educação. A instituição realiza desde sua fundação o Simpósio Nacional de Política e Administração da Educação. Este artigo tem como finalidade identificação e análises das abordagens de pesquisa e dos instrumentos de coletas de dados utilizados majoritariamente nos trabalhos que tratam de financiamento da educação no eixo políticas públicas e financiamento da educação do XVIII Simpósio Nacional de Políticas e Administração da Educação. Para o alcance deste objetivo analisaremos vinte e dois trabalhos do eixo políticas públicas e financiamento, que tratam especificamente da temática financiamento da educação. Como aportes teóricos utilizaremos autores das áreas para embasar as discussões sobre as categorias: abordagens de pesquisa e instrumentos de coleta de dados. Quanto a metodologia este artigo se utiliza de aspectos das abordagens qualitativas e quantitativas, sendo assim utilizado uma abordagem quali-quanti ou mista. Pode-se observar que os trabalhos analisados de forma majoritária não especificam a abordagem que utilizam, um espelho disto também ocorre quando se trata dos instrumentos de coleta de dados utilizados pelos autores dos trabalhos.

Biografia do Autor

Gabriela Souza Oliveira, UFAC

Professora da Rede Básica 

Mestra em Educação

Referências

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Publicado

2020-05-20

Como Citar

SOUZA OLIVEIRA, G. ABORDAGENS DE PESQUISA E COLETA DE DADOS: Em foco trabalhos do eixo políticas públicas e financiamento da educação – XXVII simpósio nacional de política e administração da educação. Communitas, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 412–422, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5729. Acesso em: 25 abr. 2024.

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