Versões discursivas da Amazônia

entre a “ficção e o real” na obra “À margem da história”, de Euclides da Cunha

Autores

  • Romário Ney Rodrigues de Souza Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.29327/216341.4.1-9

Palavras-chave:

Amazônias, Discurso, Euclides da Cunha

Resumo

Este trabalho objetiva tecer algumas reflexões sobre a obra À margem da história, de Euclides da Cunha. A chamada literatura de expressão amazônica, literatura pródiga em produção, construiu inúmeras versões, olhares disformes, escritas multifacetadas sobre as “Amazônias”; algumas, sem se dar conta de que essa “hiléia” não é um “lugar natural”, unívoco, homogêneo, um ente a priori, mas, passa pelas mutações de olhares e versões, como produto de estratégias, práticas discursivas e relações de poder, objetivando criar certas imagens identitárias nos trópicos. A base teórica que referencia as análises dos textos é a perspectiva
foucaultiana, contudo, sem perder de vista o diálogo com outros autores como Hall, Certeau, Orlandi, Said. A tese principal com a qual buscamos dialogar é que a “Amazônia”, enquanto signo produzido pelo discurso e pela linguagem, não pode ser acessado na sua “essência” como “realidade”, mas narrativa produzida nas interfaces dos sentidos, uma ficção.

Referências

ALBUQUERQUE, G. R. Trabalhadores do Muru, o rio das cigarras. Rio Branco: EDUFAC, 2005 (Série Dissertações e Teses – 8).

ALBUQUERQUE, G. R. (Org.). Wakuru – Dicionário analítico. Rio Branco: Nepan Editora, 2015.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. A invenção do nordeste e outras artes. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. Preconceito contra a origem geográfica e de lugar: as fronteiras da discórdia. 2 - ed. São Paulo: Cortez, 2012.

CUNHA, Euclides. À margem da história. São Paulo, Martin Claret, 2006

CERTEAU, M. A escrita da história; tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Edições Loyola, São Paulo, 1996

FOUCAULT, M. Diálogo sobre o Poder. In: Ditos e Escritos IV: Estratégia, Poder-Saber. Rio de Janeiro, Editora Forense Universitária, 2003

GONDIM, N. A invenção da Amazônia. São Paulo: Marco Zero, 1994.

HARDMAN, F. F. A vingança da hiléia: Euclides da Cunha, a Amazônia e a literatura moderna. São Paulo, Editora UNESP, 2009.

HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.

JENKINS, K. A história repensada. Tradução de Mário Vilela, 3. Ed. – São Paulo: Contexto, 2005.

JOACHIMSTHALER, J. A literarização da região e a regionalização da literatura. Revista ANTARES – Letras e Humanidades, n°2, jul-dez 2009.

LARROSA, J. Linguagem e educação depois de Babel. Traduzido por Cynthia Farina. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

LIMA, S. S. Amazônia babel: línguas, ficção, margens, nomadismos e resíduos utópicos. 1 ed. – Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014.

ORLANDI, E. P. Terra à vista: discurso do confronto: velho e novo mundo. São Paulo: Cortez, Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1990.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 12ª ed. Pontes Editores, Campinas, São Paulo, 2015.

QUIJANO, A. Colonialidade, poder, globalização e democracia. Novos rumos, ano 17, n° 37, 2002.

RANGEL, A. Prefácio. In: CUNHA, Euclides da. Inferno Verde: cenas e cenários do Amazonas. 5ª ed. Revista. Manaus: Editora Valer/ Governo do Estado do Amazonas, 2001.

ROCHA, H. R. Começando a viagem: primeira milha e A Amazônia na década da destruição In: Microfísicas do imperialismo: a Amazônia rondoniense e acreana em quatro relatos de viagem. Curitiba: Editora CRV, 2012.

SAID, E. W. Cultura e imperialismo. Tradução Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

SILVA, F. B. Acre, a Sibéria tropical: desterros para as regiões do Acre em 1904 e 1910. Manaus: UEA Edições, 2013.

UGARTE, A. Sertões de Bárbaros: o mundo natural e as sociedades indígenas da Amazônia na visão dos cronistas ibéricos (séculos XVI-XVII). Manaus: Editora Valer, 2009.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Souza, R. N. R. de. (2016). Versões discursivas da Amazônia : entre a “ficção e o real” na obra “À margem da história”, de Euclides da Cunha. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 4(1). https://doi.org/10.29327/216341.4.1-9

Edição

Seção

ARTIGOS