Culturas, identidades e territórios

a reinvenção dos conceitos mediados pela linguagem

Palavras-chave: Culturas. Identidades. Territórios.

Resumo

Nos propomos a fazer neste trabalho uma breve discussão teórica dos conceitos de cultura, identidade e território, compreendendo o seu caráter “móvel”, bem como a relação com os aspectos históricos, políticos e econômicos no qual estão inseridos. Hall (2006) afirma que é pela linguagem que significamos o mundo e damos sentido as nossas relações sociais. À medida que re-significamos o mundo e essas relações, mudamos também a forma como os expressamos por meio da linguagem. Haesbaert (2008) aborda a necessidade de pensarmos tais conceitos a partir de uma perspectiva integradora, pois abordá-los de forma dicotômica parece não corresponder mais à sociedade cada vez mais dinâmica na qual vivenciamos. A partir dessas discussões, abordamos as identidades territoriais a partir da pesquisa de Morais (2016), a fim de compreender esse conceito híbrido, bem como suas implicações históricas, políticas e econômicas no contexto da construção identitária dos acreanos.

Referências

CHIRIF, A. Identidad, interculturalidad e inclusión en la Amazonía peruana hoy. In: TOCHE, E. Perú hoy: La gran continuidade. Lima: Centro de Estudios y Promoción del Desarollo, 2012, p. 223-244.

HAESBAERT, R. Hibridismo, mobilidade e multiterritorialização numa perspectiva geográfico-cultural integradora. In: SERPA, ngelo (org.). Espaços culturais: vivências, imaginações e representações. Salvador: EDUFBA, 2008.

HAESBAERT, R. Identidades territoriais: entre a multiterritorialidade e a reclusão territorial. In. Identidades e Territórios: questões e olhares contemporâneos. Rio de Janeiro: Acess, 2007.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HALL, S. Cultura e representação. Tradução de Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.

MORAIS, M. J. “Acreanidade”: invenção e reinvenção da identidade acreana. Rio Branco: Edufac, 2016.

Publicado
2020-12-07
Como Citar
Anjos, A. B. S. dos, & Ferreira, Y. N. (2020). Culturas, identidades e territórios : a reinvenção dos conceitos mediados pela linguagem. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 8(2). https://doi.org/10.29327/210932.8.2-5