POLITICAL AND NATALITY: HANNAH ARENDT`S HOPE

Authors

  • Willian da Silva Ribeiro Faculdade Diocesana São José - FADISI

DOI:

https://doi.org/10.29327/2435693.13.1-7

Keywords:

Hannah Arendt, Political, Alienation, Natality, Action

Abstract

O presente artigo apresenta o conceito de natalidade no pensamento político de Hannah Arendt, teorizado pela pensadora no livro A Condição Humana. Para a filósofa alemã, a Modernidade, que é fruto de eventos históricos e da ação humana, acarretou uma vida desvinculada da política, necessitando do fenômeno da natalidade como signo de novidade, em um contexto sócio-histórico marcado pela engenhosa práxis da alienação. Desse modo, uma pesquisa bibliográfica foi realizada para analisar as considerações acerca da modernidade, bem como o que é natalidade enquanto esperança política para a referenciada filósofa, afirmando a necessidade do nascimento para uma mutação da realidade vigente, ao procurar transcender a dinâmica das relações humanas existentes, por meio da ação, que revela o agente e sua subjetividade, que é ontologicamente política.

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

References

ARENDT, Hannah. A condição humana. Trad. Roberto Raposo. 10ª ed. Rio de Janeiro – Forense Universitária, 2007.

CRUZ, Robson Valentino. Hannah Arendt e a questão da ideologia – Dissertação de Mestrado – Centro de Letras e Ciências Humanas. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2023.

FERNANDES, Claudio Domingos. Natalidade e educação em Hannah Arendt. Universidade de São Paulo – São Paulo, 2020.

SILVA, Thiago. Mal, modernidade e pensamento em Hannah Arendt: Sócrates e Eichmann em perspectiva. – Dissertação de Mestrado – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2013.

ARENDT, Hannah. Liberdade para ser livre. Trad. Pedro Duarte. Bazar do Tempo – Rio de Janeiro, 2018.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Ed. 8. Trad. Mauro Barbosa. Perspectiva – São Paulo, 2018.

OLIVEIRA, José Luiz de. A categoria da natalidade e da fundação no pensamento político de Hannah Arendt. Argumentos, ano 5, n. 9 - Fortaleza, jan./jun. 2013.

DIAS, Lucas Barreto. Hannah Arendt e a filosofia da existência: o fim da identidade entre o ser e pensar. Argumentos – Revista de filosofia. Universidade Federal do Ceará – Fortaleza, ano 12, n.º 24, 2020

FERNANDES, Claudio Domingos. Natalidade e educação em Hannah Arendt. Universidade de São Paulo – São Paulo, 2020.

Published

2025-08-16

How to Cite

da Silva Ribeiro, W. (2025). POLITICAL AND NATALITY: HANNAH ARENDT`S HOPE. Anthesis, 13(1). https://doi.org/10.29327/2435693.13.1-7

Issue

Section

Artigos