LEITURA E ESCRITA DO GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este artigo apresenta uma proposta didática para o primeiro ano do ensino médio, com vistas à ampliação das competências da leitura e escrita do gênero textual notícia, na disciplina de Língua Portuguesa. Para a elaboração do trabalho, inspiramo-nos no modelo de sequência didática, em conformidade com as orientações de Schneuwly e Dolz (2004). A metodologia observa a abordagem qualitativa e se caracteriza como descritiva e analítica. Em termos teóricos, o estudo se fundamenta na teoria sociointeracionista, que concebe o ensino de língua como ação social e como prática de interação entre os indivíduos (ANTUNES, 2003; MARCUSCHI, 2003; WITTKE, 2018). O estudo também se apoia nas diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000), nas Orientações Curriculares Nacionais (2006) e na Base Nacional Comum Curricular (2017). A principal contribuição desta proposta evidencia que as aulas de Língua Portuguesa devem ser planejadas e ministradas, com base nos diversos textos, que circulam socialmente, com a finalidade de ampliar as competências da leitura e escrita do estudante.
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