LEITURA E ESCRITA DO GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Laís dos Santos Bezerra. Faculdade Fleming Cerquilho- FAVENI
  • Rebeka da Silva Aguiar Universidade Federal de Rondônia - Departamento de Estudos Linguísticos e Literários http://orcid.org/0000-0002-1751-8936

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta didática para o primeiro ano do ensino médio, com vistas à ampliação das competências da leitura e escrita do gênero textual notícia, na disciplina de Língua Portuguesa. Para a elaboração do trabalho, inspiramo-nos no modelo de sequência didática, em conformidade com as orientações de Schneuwly e Dolz (2004). A metodologia observa a abordagem qualitativa e se caracteriza como descritiva e analítica. Em termos teóricos, o estudo se fundamenta na teoria sociointeracionista, que concebe o ensino de língua como ação social e como prática de interação entre os indivíduos (ANTUNES, 2003; MARCUSCHI, 2003; WITTKE, 2018). O estudo também se apoia nas diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000), nas Orientações Curriculares Nacionais (2006) e na Base Nacional Comum Curricular (2017). A principal contribuição desta proposta evidencia que as aulas de Língua Portuguesa devem ser planejadas e ministradas, com base nos diversos textos, que circulam socialmente, com a finalidade de ampliar as competências da leitura e escrita do estudante.

Biografia do Autor

Rebeka da Silva Aguiar , Universidade Federal de Rondônia - Departamento de Estudos Linguísticos e Literários

Doutora em Linguística e professora do curso de Letras da Universidade Federal de Rondônia, no campus de Vilhena.

Downloads

Publicado

2022-11-04

Edição

Seção

Artigos