A RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Sáira Francisca Araújo Faculdade São Lucas.
  • Renato Abreu Lima Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais.

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido a fim de analisar a importância do Estágio Supervisionado em Ciências Naturais no Ensino Fundamental no processo de formação do profissional docente, o desenvolvimento da experiência prática aliada aos conhecimentos teóricos realizado na área educacional, dentro da graduação de Ciências Biológicas. A finalidade da prática de Estágio Supervisionado é a de desenvolver em cada estudante dos cursos de licenciaturas não apenas a compreensão das teorias estudadas durante a graduação, mas também sua aplicabilidade e a reflexão sobre a prática que se inicia neste momento, instrumentalizando o professor em formação para a transformação da sociedade e a contribuição para a construção da cidadania pelos seus estudantes. O Estágio Supervisionado se inicia pela observação exploratória que permite ao estagiário fazer uma caracterização da escola da sua estrutura, organização e funcionamento, analisando também a forma pedagógica do professor com a turma No processo do Estágio Supervisionado em Ciências Naturais é realizado o Sarau de forma teatral, que é uma atividade expressiva, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento pedagógico, o tema foi relacionado ao impacto ambiental, que apresentou uma abordagem relativa às ações humanas, que agride o meio ambiente. Para conclusão do estágio e necessário a regência, que é um dos mais significativos, onde o acadêmico coloca em prática os pontos positivos de suas observações, o domínio do conteúdo ministrado, a interação com a sala de aula. O Estágio Supervisionado, na formação dos professores de Ciências Naturais, pretende formar um profissional crítico, que incorpore as vivências e conhecimentos com a realidade escolar.

Biografia do Autor

Sáira Francisca Araújo, Faculdade São Lucas.

Acadêmica de Ciências Biológicas.

Renato Abreu Lima, Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais.

Biólogo, Pós-Graduado em Gestão Ambiental, Mestre em Meio Ambiente e Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela UFAM.

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2016-12-21

Como Citar

Araújo, S. F., & Lima, R. A. (2016). A RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 3(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/430

Edição

Seção

Ciências Humanas

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