O ENSINO-APRENDIZAGEM DE PTERIDÓFITAS POR MEIO DA AULA PRÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO
Resumen
Pteridófitas são plantas vasculares sem sementes, popularmente conhecidas como samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas. Precisam de água para facilitar a reprodução e sua sobrevivência. Além disso, apresentam importância econômica, medicinal e ornamental. O ensino de Botânica na sua grande maioria apresentam conceitos altamente complexos dificultando o ensino-aprendizagem dos alunos. E as práticas enfatizam a relevância para o desenvolvimento de conceitos científicos, pelo fato destas atividades transformarem o processo de aprendizagem dinâmico e mais interessante, principalmente quando associadas ao cotidiano dos alunos. Com isso, este trabalho teve como objetivo demonstrar as estruturas das Pteridófitas de forma diferenciada por meio de uma aula prática. O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Eduardo Lima e Silva em Porto Velho-RO com duas turmas do sétimo ano do ensino fundamental (ensino regular) atendendo 60 alunos. O trabalho foi dividido em duas etapas, sendo que no primeiro momento, os alunos tiveram aulas teóricas com auxílio de recursos multimídia, onde verificaram conceito, importância, ciclo de vida, reprodução e exemplos de Pteridófitas e no segundo momento, aulas práticas no laboratório da escola, na qual os alunos tiveram que visualizar, desenhar e pintar as estruturas vistas a olho nu e na lupa de amostras coletadas de Pteridófitas. No final das aulas, foi solicitada aos alunos uma resenha para verificar o que eles tinham aprendido sobre o conteúdo. Com base nos resultados obtidos, verificou-se que durante as aulas teóricas, os alunos interagiram uns com os outros, além de serem participativos no andamento das aulas fazendo questionamentos e discussões relevantes sobre o tema em questão. Além disso, a visualização das imagens por meio dos slides facilitou muito na compreensão de termos relacionados sobre Pteridófitas. Com relação às aulas práticas, os alunos demonstraram maior interesse, uma vez que os mesmos tiveram contato com alguns materiais disponibilizados no laboratório da própria escola como lupa, placas de Petri, pinças e espátulas. Inicialmente, cada aluno visualizou, desenhou e pintou amostras vista a olho nu e posteriormente na lupa, questionaram bastante e foram detalhistas nos desenhos que fizeram, possibilitando um maior rendimento do ensino-aprendizagem por meio da visualização do ensino lúdico. No tocante à complexidade dos conteúdos, os alunos comentaram que o mesmo é repleto de termos de difícil assimilação e a linguagem utilizada principalmente no que se refere à nomenclatura botânica, é em latim ou latinizada. Este fato acaba prejudicando o acesso a estes conteúdos por parte dos alunos. Conclui-se que o trabalho desenvolvido na escola foi bastante proveitoso, onde os alunos puderam tirar dúvidas, argumentar e compreender o ensino de Pteridófitas, uma vez que este conteúdo estava sendo abordado durante as aulas de Ciências.
Citas
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