O ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE BIOPIRATARIA DE AVES EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT – AM
Resumen
Entre os animais silvestres envolvidos em tráfico e comércio ilegal no Brasil, as aves compreendem um dos grupos mais atingidos, especialmente devido a características como canto e colorido das penas. O tráfico de animais silvestres retira 35 mil animais por ano (das regiões norte e centro-oeste) do habitat natural, sendo que 60% permanecem no território nacional e 40% são enviados para o exterior a fim de atender aos caprichos de colecionadores, e até mesmo para fins científicos, pois esta modalidade movimenta um capital considerável. Com isso o objetivo deste trabalho é apresentar dados referentes ao trafico de animais no Brasil e discutir as suas consequências para a biodiversidade por meio da concepção dos alunos, utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica, levantando revistas, jornais e relatórios que abordam o tema em questão. Em relação aos resultados, percebeu-se que a maioria dos alunos mencionou não saber o conceito sobre biopirataria, fator preocupante, pois, são discentes ingressantes na graduação e que pouco discorrem sobre o assunto abordado, e conhecer o conceito é primordial para se ter a sensibilidade de conscientização dos indivíduos com as espécies de aves da região que ora abriga fauna relevante de espécie animais, e em especial de aves. Portanto, discussões sobre as atividades realizadas permitiram tratar da questão econômica e do aspecto ético envolvidos na biopirataria como é o caso da valorização das culturas. Por fim, acredita-se que os alunos firmaram conceitos já existentes sobre biopirataria e criaram melhores percepções em relação a conteúdos relacionados com o mesmo.
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