PRODUÇÃO DE SABONETE ECOLÓGICO A PARTIR DO EXTRATO ETANÓLICO DE Kalanchoe pinnata LAM (CRASSULACEAE)

Autores

  • Clara Arruda Coelho Faculdade São Lucas.
  • Renato Abreu Lima Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais.

Resumo

O uso tradicional de plantas medicinais é difundido em toda Amazônia, e passada de geração a geração. Kalanchoe pinnata Lam, conhecida popularmente como corama, possui excelente propriedade anti-inflamatória no trato digestivo, auxiliando no alívio de dores e inflamações. Pesquisas sobre o ensino da Botânica e Química relatada na literatura têm apontado dificuldades nesse ensino, pois os estudos revelam inúmeras concepções erradas dos estudantes. Com isso, o presente trabalho teve como objetivo identificar os metabólitos secundários no extrato etanólico das folhas de K. pinnata, bem como produzir sabonetes ecológicos do referido extrato. Foram coletadas um quilo de folhas frescas de corama no município de Porto Velho-RO, as quais foram devidamente secas em estufa a 50°C por 72 horas. O estudo fitoquímico foi realizado a partir de folhas secas e trituradas, com peso final de 111,5g, sendo colocadas em erlenmeyer contendo 100 mL de etanol, por sete dias, em três repetições. Posteriormente, o material foi filtrado e destilado em evaporador rotatório, obtendo-se aproximadamente 15 mL de extrato bruto das folhas de coram. Após isso, foram realizados testes fitoquímicos com o extrato etanólico baseados em precipitação e coloração dos extratos diluídos em solução e reativos específicos de alcaloides, glicosídeos cardiotônicos, cumarinas, flavonoides, taninos, saponinas e triterpenos. Em seguida, foram confeccionados sabonetes ecológicos utilizando extrato vegetal e glicerina biodegradável que foram distribuídos para alunos de uma turma do sétimo ano de uma escola pública em Porto Velho-RO. Na escola, os alunos assistiram uma palestra educativa abordando conceitos básicos de Botânica e Fitoquímica. No final da palestra, os alunos tiveram oportunidade de aprender a confeccionar sabonetes de forma prática. Obtiveram-se resultados positivos para alcaloides, glicosídeos cardiotônicos, cumarinas, flavonoides, taninos condensados e triterpenos. Porém, resultados negativos foram para taninos hidrolisáveis e saponinas. Conclui-se, que a planta estudada apresenta metabólitos secundários importantes e que de acordo com a literatura são utilizadas nas atividades farmacológicas, o que mostra a necessidade da pesquisa de isolamento e purificação destas classes de metabólitos. Além disso, notou-se que após a palestra, houve uma maior compreensão do conteúdo, tornando-se uma aula dinâmica e interessante, afinal, vários conceitos foram abordados facilitando a realidade do conteúdo para a vida cotidiana do aluno.

Biografia do Autor

Clara Arruda Coelho, Faculdade São Lucas.

Acadêmica de Ciências Biológicas - Faculdade São Lucas. Atua nos seguintes temas: educação.

Renato Abreu Lima, Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais.

Biólogo, Pós-Graduado em Gestão Ambiental, Mestre em Meio Ambiente e Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela UFAM.

Referências

Lei Federal número 9394/96. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L9394.htm> último acesso em: 26.12.2015.

BITENCOURT, Iane Melo. A Botânica no ensino médio: análise de uma proposta didática baseada na abordagem CTS. 152 f. Dissertação de Mestrado – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié/BA, 2013.

Revista da Sociedade Botânica do Brasil – Acta Botanica Brasilica. Disponível em: <http://www.botanica.org.br/conteudo.php?id=50> último acesso em: 26.12.2015.

TUROLLA, Monica Silva dos Reis; NASCIMENTO, Elizabeth de Souza. INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS DE ALGUNS FITOTERÁPICOS UTILIZADOS NO BRASIL. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, v.42, n.2, p.289-306, 2006.

SUSI, Karla. A formação dos professores de ciências para o ensino fundamental. Mar./2011. Disponível em: < http://marista.edu.br/nsconceicao/files/2011/10/PFC-Mar%C3%A7o-2011-Karla.pdf> último acesso em 26.12.2015.

NASCIMENTO, Fabrício do; FERNANDES, Hylio Laganá; MENDONÇA, Viviane Melo. O ensino de ciências no Brasil: História, Formação de Professores e Desafios Atuais. Revista HISTEDBR, n.39, p.225-249, 2010.

Downloads

Publicado

2016-07-16

Como Citar

Coelho, C. A., & Lima, R. A. (2016). PRODUÇÃO DE SABONETE ECOLÓGICO A PARTIR DO EXTRATO ETANÓLICO DE Kalanchoe pinnata LAM (CRASSULACEAE). South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 3(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/443

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Biológicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>