LEVANTAMENTO DE ESPÉCIES VEGETAIS DOADAS DO VIVEIRO MUNICIPAL PARA A POPULAÇÃO DE PORTO VELHO-RO

Autores

  • Wilciane Ribeiro Prestes Faculdade São Lucas
  • Dennis Souza Oliveira Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
  • Elis Regina Batista Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
  • Lucinara Camargo Araújo Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
  • Renato Abreu Lima Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais.

Resumo

O viveiro municipal de Porto Velho tem por finalidade produzir mudas para ser doada a população, entidades governamentais e privadas, e para a arborização urbana, assim ajudando a melhorar a qualidade de vida da população, diminuindo os impactos causados pela degradação, ajudando no micro clima, na qualidade do ar, no nível de ruídos e sobre a paisagem, além de construir refúgio indispensável à fauna remanescente na cidade. Com isso, este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento da quantidade de mudas que são produzidas no viveiro municipal, quais as espécies produzidas, quantas são doadas e quantas são plantadas nas vias públicas da cidade de Porto Velho-RO. As mudas que são produzidas com o intuito de atender a população, antes de serem doadas o local do plantio, recebe uma visita técnica da SEMA para a vistoria do local, com o intuito de saber qual espécie pode ser plantada naquela área. O processo de doação de mudas é realizado através de um requerimento em que o próprio requerente envia pra SEMA ou entrega pessoalmente. Pode-se dizer que os resultados obtidos foram satisfatórios, pois houve um grande aumento no pedido de doação de mudas e nos projetos de arborização urbana na cidade de Porto Velho.

Biografia do Autor

Wilciane Ribeiro Prestes, Faculdade São Lucas

Graduação em Ciências Biológicas.

Dennis Souza Oliveira, Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Engenheiro Florestal.

Elis Regina Batista, Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Bióloga, Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Lucinara Camargo Araújo, Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Bióloga, Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Renato Abreu Lima, Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais.

Biólogo, Pós-Graduado em Gestão Ambiental, Mestre em Meio Ambiente e Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela UFAM.

Referências

REFERÊNCIAS

OBRAS CITADAS

SOUZA; L, C, A.1º Relatório de qualidade Ambiental do Município de Porto Velho-RQA/PVH. 2010/2011. Prefeitura de Porto Velho. Secretaria Municipal de Meio Ambiente- SEMA. Departamento de Gestão de Políticas Públicas Ambientais- DGA. Divisão de Monitoramento da Qualidade Ambiental- DILQA. Porto Velho- RO, 2012.

ALVARES, I, A. et al. Arborização Urbana no Seminário: Espécies Potenciais da Caatinga.EMBRAPA, Documentos; 243, ISSN 1980-3958, Florestas Colombo- PR, Dezembro, 2012.

MUNEROLI, C, C; MASCARO, J, J. Arborização Urbana: Uso de Espécies Arbóreas Nativas na Captura do Carbono Atmosférico. REVSBAU, v.5, n.1, p.160-182, 2010.

AB’ SABER, A. A Universidade brasileira na (re) construção da Educação Ambiental. Educação Brasileira, Brasília, v.15, n.31, p.15-16, 1993.

CHIAMULERA, M, L, B; TAVARES, B. Estudo da Arborização de um colégio, como Tema de Discussão para Educação Ambiental. REVSBAU, v.5, n.1, p. 160-182. Piracicaba-SP, 2010

DANTAS, I. C.; SOUZA, C. M. C. Arborização na Cidade de Campina Grande- PB: Inventário e suas Espécies. Revista de Biologia e Ciências da Terra, V.4, n.2, Campina Grande- PB, 2004.

OLIVEIRA, A, F de O. Produção e Doação de Mudas Realizadas pela Companhia Enérgica de Minas Gerais (CEMIG) e a Percepção de Moradores Quanto ao Plantio Destas em Áreas Urbanas. REVSBAU, v.8, n.4, p 47-58. Piracicaba- SP, 2013.

PIVETTA, K, F, L, SILVA-FILHO, D, F da. Arborização Urbana. Boletim Acadêmico. Serie Arborização Urbana. UNESP/FCAU/FUNEP. Jaboticabal-SP,2002.

SILVA, D, G, da. A importância da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. FAFIPA. São Joaquim-PR, 2012.

OBRAS CONSULTADAS

BOLZAN, A. Z.; GRACIOLI, C. R. Ações de Educação Ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Pessoa. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v.6, n.6, p.1007-1014, 2012.

LEMOS, G. N.; MARANHÃO, R.R.O Viveiro Educador como Espaço para a Educação Ambiental. Banco de Boas Práticas. Ambientalmente Sustentável, v.3, n.11, 2008.

SEMA, Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Porto Velho Mais Verde. Plantio de 5 mil Mudas. Prefeitura de Porto Velho- RO, 2009.

VARGAS, E. T. Um viveiro como Ferramenta para o Ensino da Ecologia, Botânica a Educação Ambiental. Belo Horizonte- MG, 2007.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Prestes, W. R., Oliveira, D. S., Batista, E. R., Araújo, L. C., & Lima, R. A. (2016). LEVANTAMENTO DE ESPÉCIES VEGETAIS DOADAS DO VIVEIRO MUNICIPAL PARA A POPULAÇÃO DE PORTO VELHO-RO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 3(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/428

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Biológicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>