O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO DOCENTE EM CIÊNCIAS NATURAIS
Resumo
O estágio supervisionado é a fase da graduação que o aluno se insere na rotina da escola, acompanha a vivência de um professor, observa e pratica as metodologias já estudadas na graduação. Compreender o estágio curricular como um tempo destinado a um processo de ensino e de aprendizagem é reconhecer que, apesar da formação oferecida em sala de aula ser fundamental, só ela não é suficiente para formar e preparar os alunos para o pleno exercício de sua profissão. Faz-se necessária a inserção na realidade do cotidiano escolar para aprender com a prática dos profissionais da docência. Com isso, este artigo aborda um relato de caso sobre o estágio supervisionado em Ciências Naturais. A metodologia de trabalho utilizada no presente artigo foi baseada no relato de experiência, através da reflexão individual a partir das atividades e das práticas teóricas desenvolvidas em classe e das experiências obtidas nas escolas-campo. Os resultados obtidos a partir das vivências da acadêmica levaram a reflexão das práticas de ensino e ao aperfeiçoamento da identidade profissional do aluno. As reflexões das vivências aqui relatadas levaram a acadêmica a valorizar esta etapa da sua formação, enaltecendo cada fase, desde a observação até a regência, re(criando) seus valores, trabalhando o lúdico, aprendendo a planejar suas aulas e abordando as práticas.
Referências
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