SABERES POPULARES GERANDO SABERES ESCOLARES: A CITRONELA COMO FORMA ALTERNATIVA NO COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE HUMAITÁ – AM
Resumo
Este trabalho buscou abordar em uma escola pública sobre o uso de plantas inseticidas (citronela - Cymbopogon winterianus Jowitt) associadas ao combate do mosquito da dengue, valorizando os saberes populares locais. O trabalho foi realizado em uma escola pública com alunos do 7º ano, e buscou a sensibilização dos mesmos no combate ao mosquito da dengue, utilizando como medida de controle ao mosquito da dengue um método alternativo que é o uso da citronela, onde foram abordados os benefícios da mesma. Foi realizado um pequeno debate abordando o tema, seguido de uma dinâmica com os alunos para avaliar seus conhecimentos relacionados à temática com um jogo de perguntas e respostas. As atividades apresentadas neste projeto levaram os alunos a um conhecimento importante, que são os saberes populares, neste caso o uso de planta como agente repelente no combate ao mosquito. Houve boa interação dos alunos com a temática, de modo que estes demonstraram interesse pela alternativa apresentada. Houve alguns pontos negativos quanto ao espaço físico da sala de aula onde foi realizado o trabalho e em relação ao tempo para aplicação do mesmo, porém não comprometeu os resultados esperados. Deste modo, considera-se que apesar dos resultados terem sido satisfatórios, há ainda uma grande necessidade de se fazer outros trabalhos que envolvam a comunidade escolar nesse contexto de saber popular versus saber escolar, levando para dentro da comunidade escolar outros saberes populares que podem ser úteis e fazer uma grande diferença para a sociedade como um todo.
Referências
CORAZZA, S. Aromacologia: uma ciência de muitos cheiros. São Paulo: SENAC, 2002.
ARANHA, H.L.; SILVA, V.N.; PEIXOTO, P.P.P. Introdução da citronela no contexto escolar para prevenção da dengue. Revista SBenbio, v.7, n.7, p.6102-6109, 2014.
COSTA, F. T. D.; BARRA, B. D. A.; BERTOLI, C. B.; JÚNIOR, C. N. D.; COSTA, F. T. D.; ELEUTÉRIO, H.; FREITAS, A. S. D. Repelente natural a base de citronela para o combate do mosquito da dengue Aedes aegypti. Revista de iniciação científica da Universidade Vale do Rio Verde, v.6, n.2, p.19, 2017.
JACOBI, P.R.; TRISTÃO, M.; FRANCO, M.I.G.C.A. A função da educação ambiental nas práticas colaborativas: participação e engajamento. Cadernos Cedes, v.29, n.77, p.63-79, 2009.
GONÇALVES, F.P.; MARQUES, C.A. Contribuições pedagógicas e Epistemológicas em textos de experimentação no ensino de química. Investigações em Ensino de Ciências, v.11, n.2, p.219-238, 2006.
TAVARES, R. Aprendizagem significativa e o ensino de ciências. Ciências & cognição, v.13, n.1, p.94-100, 2008.
ASSIS, S. S. D.; PIMENTA, D. N.; SCHALL, V. Conhecimentos e práticas educativas sobre a dengue: a perspectiva de professores e profissionais de saúde. Revista Ensaio, v.15, n.1, p.131-153, 2013.
GONÇALVES, R. P.; LIMA, E.C.D.; LIMA, J.W.D.O.; SILVA, M.G.C.D.; CAPRARA, A. Contribuições recentes sobre conhecimentos, atitudes e práticas da população brasileira acerca da dengue. Saúde e Sociedade, v.24, p.578-593, 2015.
DIETRICH, F.; STROHSCHOEN, A.A.G.; SCHULTZ, G.; SEBBENM A.D.; REMPEL, C. Utilização de inseticidas botânicos na agricultura orgânica de Arroio do Meio/RS. Revista Brasileira de Agrociência, v.17, n.2-4, p.251-255, 2011.
MARCO, C.A.; INNECCO, R.; MATTOS, S.H.; BORGES, N.S.S.; NAGAO, E.O. Características do óleo essencial de capim-citronela em função de espaçamento, altura e época de corte. Horticultura Brasileira, v.25, n.3, p.429-432, 2007.
STEFANI, G.P.; PASTORINO, A.C.; CASTRO, A.P.B.; FOMIM, A.F.; JACOB, C.M.A. Repelentes de insetos: recomendações para uso em crianças. Revista Paulista de Pediatria, v.27, n.1, p.81-89, 2009.