ANÁLISE E PERSPECTIVAS DA ALIMENTAÇÃO EM TRÊS ESCOLAS DE ENSINO PÚBLICO EM BENJAMIN CONSTANT - AM, BRASIL

Autores

  • Anna Caroline Santos Moura UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).
  • Lisandra Vieira Rosas UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).
  • Ronaldo de Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).
  • Oderlane da Silva Braulio UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).
  • Renato Abreu Lima Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais.

Resumo

A alimentação influencia diretamente na qualidade de vida do ser humano, pois através dos alimentos obtemos os nutrientes necessários para as atividades vitais. Uma alimentação saudável baseia-se no suprimento diário dos nutrientes necessários para o bom desempenho do organismo. Com isso, este trabalho teve como objetivo verificar aceitação e a rejeição da merenda escolar em três escolas da rede pública do Ensino Básico de Benjamin Constant-AM, utilizando como métodos a qualidade nutricional da alimentação escolar, o índice de adesão e a aceitabilidade do cardápio pelos alunos do 2º ao 9º do ensino fundamental, por meio da escala Hedônica Verbal, Hedônica Facial e Resto Ingestão. Os resultados obtidos demonstraram que as refeições oferecidas nas escolas não atingem as metas nutricionais estabelecidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar de suprir 20 % das necessidades nutricionais diária dos educandos, e os cardápios, em geral, não apresentam aceitabilidade dos alunos. Portanto, cabendo à escola buscar estratégias, juntamente com os órgãos competentes, para adquirir os alimentos da produção local, e assim melhorar a qualidade nutricional das refeições servidas.

Biografia do Autor

Anna Caroline Santos Moura, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).

Graduação em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Natureza e Cultura.

Lisandra Vieira Rosas, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).

Docente do Curso de Graduação em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Natureza e Cultura.

Ronaldo de Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).

Docente do Curso de Graduação em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Natureza e Cultura.

Oderlane da Silva Braulio, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).

Docente do Curso de Graduação em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Natureza e Cultura.

Renato Abreu Lima, Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais.

Biólogo, Pós-Graduado em Gestão Ambiental, Mestre em Meio Ambiente e Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela UFAM.

Referências

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Publicado

2019-01-26

Como Citar

Moura, A. C. S., Rosas, L. V., de Almeida, R., Braulio, O. da S., & Lima, R. A. (2019). ANÁLISE E PERSPECTIVAS DA ALIMENTAÇÃO EM TRÊS ESCOLAS DE ENSINO PÚBLICO EM BENJAMIN CONSTANT - AM, BRASIL. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 5(3). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1594

Edição

Seção

Ciências Biológicas

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