ANÁLISE E PERSPECTIVAS DA ALIMENTAÇÃO EM TRÊS ESCOLAS DE ENSINO PÚBLICO EM BENJAMIN CONSTANT - AM, BRASIL

Autores

  • Anna Caroline Santos Moura UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).
  • Lisandra Vieira Rosas UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).
  • Ronaldo de Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).
  • Oderlane da Silva Braulio UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).
  • Renato Abreu Lima Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais.

Resumo

A alimentação influencia diretamente na qualidade de vida do ser humano, pois através dos alimentos obtemos os nutrientes necessários para as atividades vitais. Uma alimentação saudável baseia-se no suprimento diário dos nutrientes necessários para o bom desempenho do organismo. Com isso, este trabalho teve como objetivo verificar aceitação e a rejeição da merenda escolar em três escolas da rede pública do Ensino Básico de Benjamin Constant-AM, utilizando como métodos a qualidade nutricional da alimentação escolar, o índice de adesão e a aceitabilidade do cardápio pelos alunos do 2º ao 9º do ensino fundamental, por meio da escala Hedônica Verbal, Hedônica Facial e Resto Ingestão. Os resultados obtidos demonstraram que as refeições oferecidas nas escolas não atingem as metas nutricionais estabelecidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar de suprir 20 % das necessidades nutricionais diária dos educandos, e os cardápios, em geral, não apresentam aceitabilidade dos alunos. Portanto, cabendo à escola buscar estratégias, juntamente com os órgãos competentes, para adquirir os alimentos da produção local, e assim melhorar a qualidade nutricional das refeições servidas.

Biografia do Autor

Anna Caroline Santos Moura, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).

Graduação em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Natureza e Cultura.

Lisandra Vieira Rosas, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).

Docente do Curso de Graduação em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Natureza e Cultura.

Ronaldo de Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).

Docente do Curso de Graduação em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Natureza e Cultura.

Oderlane da Silva Braulio, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).

Docente do Curso de Graduação em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Natureza e Cultura.

Renato Abreu Lima, Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais.

Biólogo, Pós-Graduado em Gestão Ambiental, Mestre em Meio Ambiente e Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela UFAM.

Referências

CONRADO, S.; NOVELLO, D. Aceitação e análise nutricional de merenda escolar por alunos da rede municipal de ensino do município de Inácio Martins/PR. Revista eletrônica Lato Sensu, v.2, n.1, p. 1-15, 2007.

FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Caderno de Legislação do PNAE. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br.html>. Acesso em: 15/09/2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 466 de 12 de dezembro de 2012. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/ resolucoes/2012/Reso466.pdf. Acesso em: 10 mar. 2016.

MASCARENHAS, J. M. O.; SANTOS, J. C. Avaliação da composição nutricional dos cardápios e custos da alimentação escolar da rede municipal de Conceição do Jacuípe/BA. Sitientibus, n.35, p.75-90, 2006.

CECANE. Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar – Universidade Federal de São Paulo. Ideias para promover a alimentação saudável na escola. Cecane: Santos – SP, 2010.

UNIFESP. Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar – Universidade Federal de São Paulo. Manual para aplicação dos testes de aceitabilidade no Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Santos – SP, 2010.

VALEIRANE, T. S. M. A gestão escolarizada do Programa de Alimentação Escolar no Estado de Goiás. Universidade de São Paulo: Piracicaba, 2011.

ABREU, M. Alimentação escolar: combate à desnutrição e ao fracasso escolar ou direito da criança e ato pedagógico?. Em Aberto, Brasília, 1995.

THOMPSON, J.K. Energy balance in young athletes. International Journal of Sport Nutrition, v.8, n.2, p.160-174, 1998.

Downloads

Publicado

2019-01-26

Como Citar

Moura, A. C. S., Rosas, L. V., de Almeida, R., Braulio, O. da S., & Lima, R. A. (2019). ANÁLISE E PERSPECTIVAS DA ALIMENTAÇÃO EM TRÊS ESCOLAS DE ENSINO PÚBLICO EM BENJAMIN CONSTANT - AM, BRASIL. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 5(3). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1594

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Biológicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>