ANÁLISE E PERSPECTIVAS DA ALIMENTAÇÃO EM TRÊS ESCOLAS DE ENSINO PÚBLICO EM BENJAMIN CONSTANT - AM, BRASIL
Resumo
A alimentação influencia diretamente na qualidade de vida do ser humano, pois através dos alimentos obtemos os nutrientes necessários para as atividades vitais. Uma alimentação saudável baseia-se no suprimento diário dos nutrientes necessários para o bom desempenho do organismo. Com isso, este trabalho teve como objetivo verificar aceitação e a rejeição da merenda escolar em três escolas da rede pública do Ensino Básico de Benjamin Constant-AM, utilizando como métodos a qualidade nutricional da alimentação escolar, o índice de adesão e a aceitabilidade do cardápio pelos alunos do 2º ao 9º do ensino fundamental, por meio da escala Hedônica Verbal, Hedônica Facial e Resto Ingestão. Os resultados obtidos demonstraram que as refeições oferecidas nas escolas não atingem as metas nutricionais estabelecidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar de suprir 20 % das necessidades nutricionais diária dos educandos, e os cardápios, em geral, não apresentam aceitabilidade dos alunos. Portanto, cabendo à escola buscar estratégias, juntamente com os órgãos competentes, para adquirir os alimentos da produção local, e assim melhorar a qualidade nutricional das refeições servidas.
Referências
CONRADO, S.; NOVELLO, D. Aceitação e análise nutricional de merenda escolar por alunos da rede municipal de ensino do município de Inácio Martins/PR. Revista eletrônica Lato Sensu, v.2, n.1, p. 1-15, 2007.
FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Caderno de Legislação do PNAE. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br.html>. Acesso em: 15/09/2009.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 466 de 12 de dezembro de 2012. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/ resolucoes/2012/Reso466.pdf. Acesso em: 10 mar. 2016.
MASCARENHAS, J. M. O.; SANTOS, J. C. Avaliação da composição nutricional dos cardápios e custos da alimentação escolar da rede municipal de Conceição do Jacuípe/BA. Sitientibus, n.35, p.75-90, 2006.
CECANE. Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar – Universidade Federal de São Paulo. Ideias para promover a alimentação saudável na escola. Cecane: Santos – SP, 2010.
UNIFESP. Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar – Universidade Federal de São Paulo. Manual para aplicação dos testes de aceitabilidade no Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Santos – SP, 2010.
VALEIRANE, T. S. M. A gestão escolarizada do Programa de Alimentação Escolar no Estado de Goiás. Universidade de São Paulo: Piracicaba, 2011.
ABREU, M. Alimentação escolar: combate à desnutrição e ao fracasso escolar ou direito da criança e ato pedagógico?. Em Aberto, Brasília, 1995.
THOMPSON, J.K. Energy balance in young athletes. International Journal of Sport Nutrition, v.8, n.2, p.160-174, 1998.