O USO DA MÚSICA COMO AUXÍLIO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UM RECURSO PEDAGÓGICO

Autores

  • Débora Cristina Araújo CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS.
  • Alexandre Negreiros Motta UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA.
  • Renato Abreu Lima Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais.

Resumo

O presente trabalho relata a importância do uso da música como ferramenta utilizada por professores da disciplina de Ciências Naturais como auxílio no processo de aprendizagem. O objetivo é mostrar como a relação entre o ensino de Ciências Naturais e Música pode contribuir para uma maior sistematização e aproveitamento, difundindo ambas as disciplinas. Também visa demonstrar a importância dos resultados adquiridos por meio da cognição musical que sob a ótica da neurociência aborda os processos biológicos e o processo de aprendizagem na disciplina de ciências naturais. Com isso, é possível aplica-los de forma gradativa por meio de metodologias através de estratégias pedagógicas. Esta é uma pesquisa de cunho bibliográfico, onde os resultados nos permitem constatar que a música como linguagem educativa pode contribuir para despertar a criatividade dos alunos, permitindo dessa forma o processo de construção do saber, e fazendo-os reconhecer a importância dessa nova ferramenta no processo de aprendizagem em ciências naturais.

Biografia do Autor

Débora Cristina Araújo, CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS.

CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.

Alexandre Negreiros Motta, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA.

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.

Renato Abreu Lima, Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais.

Biólogo, Pós-Graduado em Gestão Ambiental, Mestre em Meio Ambiente e Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela UFAM.

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Publicado

2017-07-17

Como Citar

Araújo, D. C., Motta, A. N., & Lima, R. A. (2017). O USO DA MÚSICA COMO AUXÍLIO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UM RECURSO PEDAGÓGICO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1161

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