O ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE BIOPIRATARIA DE AVES EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT – AM

Autores

  • Ana Cristina Barros UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS.
  • Leonardo Carvalho Alves UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS.
  • Anita Yris Mendoza UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS.
  • Denise Ramires Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS.
  • Renato Abreu Lima Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais.

Resumo

Entre os animais silvestres envolvidos em tráfico e comércio ilegal no Brasil, as aves compreendem um dos grupos mais atingidos, especialmente devido a características como canto e colorido das penas. O tráfico de animais silvestres retira 35 mil animais por ano (das regiões norte e centro-oeste) do habitat natural, sendo que 60% permanecem no território nacional e 40% são enviados para o exterior a fim de atender aos caprichos de colecionadores, e até mesmo para fins científicos, pois esta modalidade movimenta um capital considerável. Com isso o objetivo deste trabalho é apresentar dados referentes ao trafico de animais no Brasil e discutir as suas consequências para a biodiversidade por meio da concepção dos alunos, utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica, levantando revistas, jornais e relatórios que abordam o tema em questão. Em relação aos resultados, percebeu-se que a maioria dos alunos mencionou não saber o conceito sobre biopirataria, fator preocupante, pois, são discentes ingressantes na graduação e que pouco discorrem sobre o assunto abordado, e conhecer o conceito é primordial para se ter a sensibilidade de conscientização dos indivíduos com as espécies de aves da região que ora abriga fauna relevante de espécie animais, e em especial de aves. Portanto, discussões sobre as atividades realizadas permitiram tratar da questão econômica e do aspecto ético envolvidos na biopirataria como é o caso da valorização das culturas. Por fim, acredita-se que os alunos firmaram conceitos já existentes sobre biopirataria e criaram melhores percepções em relação a conteúdos relacionados com o mesmo.

Biografia do Autor

Ana Cristina Barros, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS.

ACADÊMICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS: BIOLOGIA E QUÍMICA.

Leonardo Carvalho Alves, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS.

ACADÊMICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS: BIOLOGIA E QUÍMICA.

Anita Yris Mendoza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS.

ACADÊMICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS: BIOLOGIA E QUÍMICA.

Denise Ramires Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS.

ACADÊMICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS: BIOLOGIA E QUÍMICA.

Renato Abreu Lima, Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais.

Biólogo, Pós-Graduado em Gestão Ambiental, Mestre em Meio Ambiente e Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela UFAM.

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Publicado

2017-12-20

Como Citar

Barros, A. C., Alves, L. C., Mendoza, A. Y., Silva, D. R., & Lima, R. A. (2017). O ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE BIOPIRATARIA DE AVES EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT – AM. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1056

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Seção

Artigos Originais Ciências Biológicas

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