BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO:
PROBLEMATIZANDO O PRESENTE ATRAVÉS DA FICÇÃO
Keywords:
Educação, TecnologiaAbstract
-
References
ALVES, T. P.; e CARVALHO, A. B. G. A SÉRIE BLACK MIRROR E OS ELEMENTOS DA NARRATIVA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA CULTURA DIGITAL. Revista COMMUNITAS, v 4, n 7, 2020, p. 00-00.
AMARO, I. REFLEXÕES SOBRE GÊNERO EM “BLACK MIRROR”: DELICADOS FIOS DO CONTROLE E DA SUBJETIVIDADE CIBORGUE EM “SAN JUNIPERO””. Revista COMMUNITAS, v 4, n 7, 2020, p. 00-00.
BRITO, G. S.; REICHEN, M. M.; TORTATO, N. P. Y. B.; e BEL, V. R. G. G. UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA UFPR – 2006 A 2016”. Revista COMMUNITAS, v 4, n 7, 2020, p. 00-00.
CARVALHO, F. S. P.; e SPINELI, P. PRÁTICAS CIBERFASCISTAS – É POSSÍVEL PENSAR-FAZER UMA ENGENHARIA REVERSA QUE ROMPA COM O IMPLANTE DESEJANTE FASCISTA? Revista COMMUNITAS, v 4, n 7, 2020, p. 00-00.
FILHO, A. S.; e MODESTO, A. E. VIAGEM À SAN JUNIPERO: EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA TURÍSTICA ONDE O PARAÍSO É UM LUGAR NA TERRA. Revista COMMUNITAS, v 4, n 7, 2020, p. 00-00.
GALVÃO, V. F.; e MACIEL, C. REFLEXÕES SOBRE A IMORTALIDADE DIGITAL EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS. Revista COMMUNITAS, v 4, n 7, 2020, p. 00-00.
KOWALSKI, R. P. G.; TORRES, P. L.; e SILVA, L. G. R. TECNOLOGIA IMERSIVA: O USO DO SERIADO BLACK MIRROR NO AMBIENTE ACADÊMICO. Revista COMMUNITAS, v 4, n 7, 2020, p. 00-00.
MADDALENA, T. L. Digital Storytelling: uma experiência de pesquisa-formação na cibercultura. 2018. 198.f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
MADDALENA, T. L. DO JOGO DA AMARELINHA A BANDERSNATCH: OS CAMINHOS NARRATIVOS DA HIPERFICÇÃO. Revista COMMUNITAS, v 4, n 7, 2020, p. 00-00.
MARTINS, V.; e SANTOS, E. BLACK MIRROR, INTERNET DAS MENTES E EDUCAÇÃO: COMO MIGRAREMOS DA CULTURA DO EFÊMERO PARA AS SUPER MEMÓRIAS DA CEREBRALIDADE ARTIFICIAL? Revista COMMUNITAS, v 4, n 7, 2020, p. 00-00.
MEDEIROS, R. F.; e PILLAR, A. D. QUEDA LIVRE E AS INTERAÇÕES DOS ADOLESCENTES NAS REDES SOCIAIS: ALGUMAS APROXIMAÇÕES. Revista COMMUNITAS, v 4, n 7, 2020, p. 00-00.
RIBEIRO, M. R. F.; CARVALHO, F. S. P.; SANTOS, R. Ambiências híbridas-formativas na educação online: desafios e potencialidades em tempos de cibercultura. Revista Docência e Cibercultura, v. 2, n. 1, 2018, p. 1-13.
ROCHA, T. B.; e BRANDÃO, C. W. G. S. BLACK MIRROR E O EPISÓDIO ENGENHARIA REVERSA: RELAÇÃO COM O CASO DO JOVEM NEGRO TORTURADO EM SP. Revista COMMUNITAS, v 4, n 7, 2020, p. 00-00.
SANTORO, F. M. TODA A HISTÓRIA DE SUA VIDA: O QUE A SÉRIE BLACK MIRROR PODE DIZER ÀS NOSSAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS”. Revista COMMUNITAS, v 4, n 7, 2020, p. 00-00.
SANTOS, E. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.
SÜSSEKIND, M. L.; PIMENTA, A.; e FERREIRA, D. A. DA BANALIDADE DO ÓDIO: A ESCURIDÃO DO ESPELHO EM QUE NOS MIRAMOS. Revista COMMUNITAS, v 4, n 7, 2020, p. 00-00.
POCAHY, F. A.; e CRUZ, T. A. S. CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE EM BLACK MIRROR: CARTOGRAFIAS AUDIOVISUAIS. Revista COMMUNITAS, v 4, n 7, 2020, p. 00-00.
VERSUTI, A. C.; FERREIRA, G. E. S.; e VIEIRA, N. P. O CONSUMO E A ANÁLISE MULTIRREFERENCIAL DA REPRESENTAÇÃO FEMININA EM NOSEDIVE. Revista COMMUNITAS, v 4, n 7, 2020, p. 00-00.
AMARO, I. REFLEXÕES SOBRE GÊNERO EM “BLACK MIRROR”: DELICADOS FIOS DO CONTROLE E DA SUBJETIVIDADE CIBORGUE EM “SAN JUNIPERO””. Revista COMMUNITAS, v 4, n 7, 2020, p. 00-00.
BRITO, G. S.; REICHEN, M. M.; TORTATO, N. P. Y. B.; e BEL, V. R. G. G. UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA UFPR – 2006 A 2016”. Revista COMMUNITAS, v 4, n 7, 2020, p. 00-00.
CARVALHO, F. S. P.; e SPINELI, P. PRÁTICAS CIBERFASCISTAS – É POSSÍVEL PENSAR-FAZER UMA ENGENHARIA REVERSA QUE ROMPA COM O IMPLANTE DESEJANTE FASCISTA? Revista COMMUNITAS, v 4, n 7, 2020, p. 00-00.
FILHO, A. S.; e MODESTO, A. E. VIAGEM À SAN JUNIPERO: EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA TURÍSTICA ONDE O PARAÍSO É UM LUGAR NA TERRA. Revista COMMUNITAS, v 4, n 7, 2020, p. 00-00.
GALVÃO, V. F.; e MACIEL, C. REFLEXÕES SOBRE A IMORTALIDADE DIGITAL EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS. Revista COMMUNITAS, v 4, n 7, 2020, p. 00-00.
KOWALSKI, R. P. G.; TORRES, P. L.; e SILVA, L. G. R. TECNOLOGIA IMERSIVA: O USO DO SERIADO BLACK MIRROR NO AMBIENTE ACADÊMICO. Revista COMMUNITAS, v 4, n 7, 2020, p. 00-00.
MADDALENA, T. L. Digital Storytelling: uma experiência de pesquisa-formação na cibercultura. 2018. 198.f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
MADDALENA, T. L. DO JOGO DA AMARELINHA A BANDERSNATCH: OS CAMINHOS NARRATIVOS DA HIPERFICÇÃO. Revista COMMUNITAS, v 4, n 7, 2020, p. 00-00.
MARTINS, V.; e SANTOS, E. BLACK MIRROR, INTERNET DAS MENTES E EDUCAÇÃO: COMO MIGRAREMOS DA CULTURA DO EFÊMERO PARA AS SUPER MEMÓRIAS DA CEREBRALIDADE ARTIFICIAL? Revista COMMUNITAS, v 4, n 7, 2020, p. 00-00.
MEDEIROS, R. F.; e PILLAR, A. D. QUEDA LIVRE E AS INTERAÇÕES DOS ADOLESCENTES NAS REDES SOCIAIS: ALGUMAS APROXIMAÇÕES. Revista COMMUNITAS, v 4, n 7, 2020, p. 00-00.
RIBEIRO, M. R. F.; CARVALHO, F. S. P.; SANTOS, R. Ambiências híbridas-formativas na educação online: desafios e potencialidades em tempos de cibercultura. Revista Docência e Cibercultura, v. 2, n. 1, 2018, p. 1-13.
ROCHA, T. B.; e BRANDÃO, C. W. G. S. BLACK MIRROR E O EPISÓDIO ENGENHARIA REVERSA: RELAÇÃO COM O CASO DO JOVEM NEGRO TORTURADO EM SP. Revista COMMUNITAS, v 4, n 7, 2020, p. 00-00.
SANTORO, F. M. TODA A HISTÓRIA DE SUA VIDA: O QUE A SÉRIE BLACK MIRROR PODE DIZER ÀS NOSSAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS”. Revista COMMUNITAS, v 4, n 7, 2020, p. 00-00.
SANTOS, E. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.
SÜSSEKIND, M. L.; PIMENTA, A.; e FERREIRA, D. A. DA BANALIDADE DO ÓDIO: A ESCURIDÃO DO ESPELHO EM QUE NOS MIRAMOS. Revista COMMUNITAS, v 4, n 7, 2020, p. 00-00.
POCAHY, F. A.; e CRUZ, T. A. S. CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE EM BLACK MIRROR: CARTOGRAFIAS AUDIOVISUAIS. Revista COMMUNITAS, v 4, n 7, 2020, p. 00-00.
VERSUTI, A. C.; FERREIRA, G. E. S.; e VIEIRA, N. P. O CONSUMO E A ANÁLISE MULTIRREFERENCIAL DA REPRESENTAÇÃO FEMININA EM NOSEDIVE. Revista COMMUNITAS, v 4, n 7, 2020, p. 00-00.
Downloads
Published
2020-05-29
How to Cite
DE CARVALHO, F. da S. P. .; SANTOS, E. .; MADDALENA, T. L. . BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO: : PROBLEMATIZANDO O PRESENTE ATRAVÉS DA FICÇÃO. Communitas, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 2–5, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/3764. Acesso em: 30 jun. 2024.
Issue
Section
Presentation
License
The Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, preserving the rights of first publication for the Communitas Magazine. Because they appear in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.