OS SARAUS E A PEDAGOGIA

literatura marginal-periférica tecendo encontros e abrindo caminhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.9.21-13

Palavras-chave:

saraus, literatura marginal-periférica, narrativas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as atividades, reflexões e reverberações envolvidas no processo da experiência do estágio docente de uma mestranda em Educação destacando as aulas que trataram das relações entre a literatura marginal-periférica, as escolas e outros espaços de saberes. A maior inspiração para o planejamento das atividades de estágio foi a Pedagogia dos Saraus, que é um conceito desenvolvido por Rodrigo Ciríaco e aborda como é possível desenvolver saraus como ferramenta pedagógica. A partir da pesquisa de Soares (2009) sobre a introdução da literatura marginal-periférica nas escolas, reflexões surgiram acerca da sua importância para o incentivo à leitura e escrita. Os estudos sobre as estreitas relações entre os saraus e a literatura marginal-periférica foram apoiadas nas produções de Ferréz (2005) e Sérgio Vaz (2021) no que diz respeito às definições do que seria essa literatura e como eles atuam nesses espaços, enquanto Oliveira (2020) contribuiu para o pensamento de uma sociogênese possível dos saraus no Brasil. Diante de um pensamento poético que conduz este trabalho também foi considerado importante nesta construção o movimento cotidianista que aponta para a necessidade de narrar a vida e literaturizar a ciência (ANDRADE;CALDAS;ALVES, 2019). A partir da abordagem metodológica da pesquisa narrativa (KILOMBA,2019), foram destacadas passagens que nasceram dos encontros das aulas que sempre eram baseadas nas interações com a turma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Nivea; CALDAS, Alessandra Nunes; ALVES, Nilda. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos – após muitas ‘conversas’ acerca deles. In OLIVEIRA, Inês Barbosa de; SUSSEKIND, Maria Luiza; PEIXOTO, Leonardo Ferreira (Orgs.). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019.

FERRÉZ (org.). Literatura marginal: talentos da escrita periférica. São Paulo: Agir, 2005.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

MARTINS, Leda. Lavrar a palavra: uma breve reflexão sobre a literatura afro-brasileira. In: PEREIRA, Edmilson de Almeida (Org). Um tigre na floresta de signos. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2010.

MESQUITEIROS. Pode pá que é 10!: Antologia de Poesia e Prosa. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Cultura, 2016.

OLIVEIRA, L. A. de. Sociogênese possível dos saraus: uma história de rupturas na cultura brasileira . Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/sec.v23i.62830. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/62830. Acesso em: 28 set. 2024

RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.

SANTOS, André. Slam Interescolar é espaço para expressão de estudantes de 11 a 17 anos. Periferia em movimento, 2023. Disponível em <https://periferiaemmovimento.com.br/slaminterescolar112023/> Acesso em: 24 set. 2024

SOARES, Mei Hua. A literatura marginal-periférica na escola. 2009. Dissertação

(Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo,

doi:10.11606/D.48.2009.tde-30042009-143257. Acesso em: 27 de set. 2024.

SISEB SÃO PAULO. Oficina - Pedagogia dos Saraus | Rodrigo Ciríaco. YouTube, 19 de agosto de 2020. Disponível em <https://youtu.be/hVnolKrsEPc?feature=shared> Acesso em: 23 set. 2024

VAZ, Sérgio. O que é literatura periférica?. 30 de julho de 2018. Facebook: Sérgio Vaz .

Disponível em:

<https://www.facebook.com/354571867955570/posts/pfbid0a4cDjDiY29T8M54ha6JZjh5Px4Vr4vqN3ERK8AZxKtP5Z9NQA5TFVAeq3UYAuuhml/?d=n> Acesso em: 22 set. 2024

VAZ, Sérgio. Sérgio Vaz: "Poesia para mim é quando ela desce do pedestal e beija os pés

da comunidade”. Brasil de Fato. 2021. Disponível em <https://www.brasildefato.com.br/2021/11/10/sergio-vaz-poesia-para-mim-e-quando-ela-desce-do-pedestal-e-beija-os-pes-da-comunidade> Acesso em: 22 set. 2024

Downloads

Publicado

27.03.2025

Como Citar

TEIXEIRA DE SOUZA MATOS, Nayara; REBELO COELHO DE OLIVEIRA, Gustavo. OS SARAUS E A PEDAGOGIA: literatura marginal-periférica tecendo encontros e abrindo caminhos. Communitas, Rio Branco, v. 9, n. 21, p. e8133, 2025. DOI: 10.29327/268346.9.21-13. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8133. Acesso em: 24 abr. 2025.