Graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP) e mestra em Educação, também pela UFC. Professora da Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza-Ceará.
Graduada em Engenharia Civil, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestra e doutora em Educação, pela mesma instituição. Professora do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação (Faced), da UFC.
Nas pesquisas em Educação, é comum a escolha do estudo de caso como instrumento metodológico. Entretanto, esse método costuma ser aplicado equivocadamente, desacompanhado das particularidades que lhe são próprias. Assim, o objetivo deste artigo é identificar as características do estudo de caso em dissertações, publicadas entre 2020 e 2022, na Faculdade de Educação de uma Instituição de Ensino Superior da rede pública de Fortaleza-Ceará, que utilizaram tal método. Para tanto, efetuou-se uma pesquisa de abordagem quantitativa. Primeiramente, realizou-se um levantamento, no repositório institucional da IES elegida para este estudo, sendo selecionadas 18 dissertações. Por fim, verificou-se, em cada trabalho, as principais características do estudo de caso – através da aplicação de uma matriz de análise, elaborada por Coimbra (2012). Embora muitas das características tenham sido atendidas, os resultados apontam para a escolha do método pela conveniência, desvinculado do compromisso com a necessidade de os estudos tomarem parte do mecanismo social.
Referências
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