TEORIA CRÍTICA NA MATEMÁTICA E A BUSCA PELA JUSTIÇA SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.20-4

Palavras-chave:

Teoria Crítica, Educação Matemática, Práticas Sociopolíticas

Resumo

Este artigo busca apontar caminhos para que o ensino e aprendizagem da matemática não recaiam apenas sobre fórmulas, técnicas e raciocínios lógicos sem sentido para aqueles que dela usufruem, mas que por meio desta disciplina, seja possível a transformação da sociedade e a emancipação. Para tanto, foi realizada uma reflexão da matemática a partir da teoria crítica e da concepção de escola como lugar de transformação social, tomando como referência autores como Horkheimer (1980; 2015), Adorno e Horkheimer (1985), Freire (1980; 1982; 2021), Apple (2006), Gutstein (2016; 2017) e Skovsmose (2009; 2018). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que aponta a necessidade de pensarmos na Educação Matemática como perspectiva de reflexão mais profunda sobre as mazelas da sociedade. 

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Biografia do Autor

Valmir Rogério Torres, Universidade Federal de São Carlos

Graduado em Matemática e Pedagogia, especialista em Gestão Educacional, Gestão de Currículos, Gestão Empreendedora, Mídias na Educação, Neurolinguística, LIBRAS, mestrado em Educação em Ciências e Matemática e Doutorado em Educação.

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Publicado

19.11.2024

Como Citar

TORRES, Valmir Rogério. TEORIA CRÍTICA NA MATEMÁTICA E A BUSCA PELA JUSTIÇA SOCIAL. Communitas, Rio Branco, v. 8, n. 20, p. 62–83, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.20-4. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8027. Acesso em: 14 jun. 2025.

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