Este texto foi elaborado durante as atividades da disciplina de Estágio Supervisionado na Extensão e na Pesquisa do curso Licenciatura em Matemática, cujo objetivo foi abordar como a etnomatemática pode ser uma das ferramentas para novas possibilidades de ensino na sociedade moderna, utilizando como exemplo as atividades diárias que ocorrem na cozinha, em específico na cantina da Escola Jovem Integral Glória Perez, localizada na Avenida Brasil, N° 85, bairro Xavier Maia, Rio Branco – Acre, na qual realizamos entrevistas com as funcionárias. Entretanto primeiramente partimos de uma retrospectiva histórica e literária sobre a área de exatas e suas adaptações para um melhor ensino dentro da sala de aula, para em seguida apresentarmos o que seria a etnomatemática a partir dos exemplos tirados do local. Na intenção de confirmar não apenas a importância do saber matemático e sua aplicação diária, mas como esse conhecimento pode ser útil no ensino tornando-o dinâmico. O referencial teórico-metodológico desta pesquisa parte de Santos (2017), Dante (2002; 2007), Bicudo (1999), Guelli (2002), Romanoto (1997), Gadotti (2003), Freire (1999) e Biembengut (2003) para melhor elucidar a temática. Por fim trazemos os resultados das entrevistas através de gráficos e tabelas, e as considerações finais desta escrita.