Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Demanda Contínua

v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS

Caminhos da Educação Através da Etnomatemática: ensino dinâmico no dia a dia, inclusive na nossa cozinha

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.17-21
Enviado
julho 18, 2023
Publicado
2023-12-18

Resumo

Este texto foi elaborado durante as atividades da disciplina de Estágio Supervisionado na Extensão e na Pesquisa do curso Licenciatura em Matemática, cujo objetivo foi abordar como a etnomatemática pode ser uma das ferramentas para novas possibilidades de ensino na sociedade moderna, utilizando como exemplo as atividades diárias que ocorrem na cozinha, em específico na cantina da Escola Jovem Integral Glória Perez, localizada na Avenida Brasil, N° 85, bairro Xavier Maia, Rio Branco – Acre, na qual realizamos entrevistas com as funcionárias. Entretanto primeiramente partimos de uma retrospectiva histórica e literária sobre a área de exatas e suas adaptações para um melhor ensino dentro da sala de aula, para em seguida apresentarmos o que seria a etnomatemática a partir dos exemplos tirados do local. Na intenção de confirmar não apenas a importância do saber matemático e sua aplicação diária, mas como esse conhecimento pode ser útil no ensino tornando-o dinâmico. O referencial teórico-metodológico desta pesquisa parte de Santos (2017), Dante (2002; 2007), Bicudo (1999), Guelli (2002), Romanoto (1997), Gadotti (2003), Freire (1999) e Biembengut (2003) para melhor elucidar a temática. Por fim trazemos os resultados das entrevistas através de gráficos e tabelas, e as considerações finais desta escrita.

Referências

  1. BARBOSA, Jonei Cerqueira. Existem outras matemáticas? Conheça os conceitos da etnomatemática, que nos inspiram a fazer da sala de aula um lugar de encontro entre culturas. Nova escola, 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/17149/etnomatematica-existem-outras-matematicas. Acesso em: 15 nov. 2021.
  2. BICUDO, M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo, Editora da UNESP, 1999.
  3. BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem Matemática no Ensino. São Paulo: Editora Contexto, 2003
  4. BUENO, Maria Lúcia, DA GASTRONOMIA GLOBAL: hibridismos e identidades inventadas. Salvador: Caderno CRH, v. 29, n.78, p. 443-462, Set/dez. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792016000300003. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7379. Acesso em: 19 nov. 2021.
  5. CULINÁRIA FRANCESA: Referência Mundial. Douce France. 2016. Disponível em: http://www.bistrodoucefrance.com.br/2016/10/18/culinaria-francesa-referencia-mundial/#:~:text=A%20exig%C3%AAncia%20era%20que%2C%20todos,os%20melhores%20sabores%20%C3%A0%20disposi%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 16 nov. 2020
  6. DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de matemática. 12. ed. São Paulo: Ática, 2007.
  7. DANTE, L. R. Tudo é matemática. 6ª série. São Paulo: Ática, 2002.
  8. EVES, Howard. Introdução à história da matemática. Tradução Hygino H. Domingues. 5a ed. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011. Disponível em: https://encurtador.com.br/orzEZ. Acesso em: 07 fev. 2023.
  9. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
  10. GADOTTI, M. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez Editora, 2003
  11. GUELLI, O. Matemática: uma aventura do pensamento. 6ª série, São Paulo: Ática, 2002.
  12. HUPPES, Jean Cauê; GUTERRES, Nilacir Batistell. Prática Social da Culinária na Perspectiva do Programa Etnomatemática. Escola de Inverno de Educação Matemática – III EIEMAT, 2012. Disponível em: http://w3.ufsm.br/ceem/eiemat/Anais/arquivos/RE/RE_Huppes_Jean.pdf. Acesso em: 17 jul. 2023.
  13. MIRANDA, Danielle de. Currículo de Matemática do 1° Ao 5° Ano do Ensino Fundamental – Brasil Escola. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/curriculo-matematica-1-ao-5-ano-ensino-fundamental.htm. Acesso em: 02 nov. 2022.
  14. PASSOS, Caroline Mendes dos. Etnomatemática e Educação Matemática Crítica: Conexões teóricas e práticas. Belo Horizonte: UFMG/FaE, 2008. 150 f. Disponível em: https://www.ime.usp.br/~brolezzi/carolinepassos.pdf. Acesso em: 11 jun. 2023.
  15. PORTELLI, Alessandro. Forma e significado na história oral: a pesquisa como um experimento em igualdade. In. Revista Projeto História, São Paulo: EDUC, 1997. p. 07-24. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/11231/8239. Acesso em: 17 jul. 2023.
  16. RODRIGUES, Danilo do Nascimento. A escola dos Annales (1929-1989): a revolução francesa da historiografia. Das Amazônias, [S. l.], v. 5, n. 02, p. 166–173, 2022. DOI: 10.29327/268903.5.2-16. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/amazonicas/article/view/6056. Acesso em: 7 fev. 2023.
  17. ROMANATTO, M. C. Número racional: Relações necessárias à sua compreensão. 1997, 169 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.
  18. SANTOS, Juliana Batista Pereira dos, et al. Etnomatemática e as Práticas em Sala de Aula: um estudo a partir de dissertações e teses. VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática, ULBRA - Canoas, Rio Grande do Sul, 2017. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/11592/2/Etnomatematica_e_as_praticas_em_sala_de_aula_um_estudo_a_partir_de_dissertacoes_e_teses.pdf. Acesso em 15 fev. 2023.
  19. SANTOS, Josiel Almeida, et al. Dificuldades na Aprendizagem de Matemática. Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus São Paulo. 2007. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Monografia_Santos.pdf. Acesso em: 18 mar. 2022.
  20. SANTOS, Adriano Pereira dos. A ETNOMATEMÁTICA: Resumo. WEBARTIGOS, 2011. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/a-etnomatematica-resumo/67004/. Acesso em: 16 nov. 2020.
  21. SCHWANTES, Vilson, et al. Etnomatemática: Uma reflexão sobre a matemática utilizada por pedreiros. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 07, Vol. 13, pp. 46-66. julho de 2019. ISSN: 2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/etnomatematica-pedreiros. Acesso em: 14 nov. 2021.
  22. TV ESCOLA/MEC – Brasil, 2008. Anais de Matemática em toda parte. In: Matemática na cozinha. Bigode, 2008. CD-ROM.